Jack Ma se aposenta e deixa cadeira de presidente do Alibaba

Por Rafael Arbulu | 10 de Setembro de 2019 às 08h59
Tudo sobre

Alibaba

Saiba tudo sobre Alibaba

Ver mais

Cumprindo uma decisão corporativa tomada há cerca de um ano, Jack Ma se aposentou do Alibaba nesta terça-feira (10). O fundador e ex-CEO da gigante do e-commerce entregou o cargo de presidente ao atual CEO da companhia, Daniel Zhang, mas continuará com um papel representativo até a próxima reunião de diretores e acionistas, em 2021.

Ma também continuará como membro vitalício do Alibaba Partners, um grupo de parceiros que deriva dos executivos de cargo sênior da empresa, tendo a capacidade de indicar e, em alguns casos, nomear membros do comitê de direção da companhia. No ano passado, o executivo havia dito que a transição deveria ser gradual: “Uma coisa que posso dizer é: o Alibaba nunca foi para o Jack Ma, mas Jack Ma sempre pertencerá ao Alibaba”.

Um fato interessante é que o dia 10 de setembro, na China, é o Dia dos Professores. A escolha de Jack Ma para se retirar em definitivo da empresa nesta data não é à toa: antes do Alibaba, ele trabalhava como professor de inglês. Ma deixou a posição de CEO em 2013, sendo sucedido por Johnathan Lu. Este deixou o cargo em 2015, indicando Daniel Zhang para a posição.

Atualmente, o Alibaba vê suas atividades desacelerarem devido à entrada de novos players no mercado do e-commerce chinês. No Brasil, a rede Aliexpress, pertencente à empresa, abriu uma loja física no último dia 6, no shopping Mueller, em Curitiba.

Jack Ma fundou e liderou o Alibaba até 2013: em 10 de setembro de 2019, ele oficializou sua aposentadoria e saída da cadeira de presidente da companhia

Fonte: TechCrunch

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.