Publicidade

Investidores em Bitcoins devem se preparar para “perder dinheiro”, diz regulador

Por| 15 de Dezembro de 2017 às 10h20

Link copiado!

Investidores em Bitcoins devem se preparar para “perder dinheiro”, diz regulador
Investidores em Bitcoins devem se preparar para “perder dinheiro”, diz regulador

“Se você investe em Bitcoins, prepare-se para perder dinheiro”. Foram essas as palavras de Andrew Bailey, diretor da Autoridade de Conduta Financeira (FCA, na sigla em inglês), durante um programa de TV do Reino Unido na noite desta quinta (14). Ele, uma das principais autoridades de regulação do mercado econômico do país, disse que as moedas virtuais estão longe de serem uma aplicação segura, estando mais próximas, em sua visão, de um jogo de azar.

Ele cita, justamente, a falta de controle por parte de bancos, governos ou de uma autoridade central, que seja, como o motivo que pode colocar tudo a perder. Essa é a razão pela qual muita gente enaltece as Bitcoins, mas, para Bailey, é justamente o que faz com que as moedas virtuais tenham o mesmo nível de risco, como investimento, que o giro de uma roleta ou um baralho misturado.

Para o regulador, se sabe muito pouco sobre o que realmente gera as movimentações no mercado de Bitcoins. Sendo assim, sua alta volatilidade acaba sendo muito mais parecida com uma força do acaso do que com um movimento econômico legítimo, previsível e, acima de tudo, do qual os investidores podem se proteger. No caso das moedas virtuais, entretanto, tudo pode colapsar em um único dia, voltando a um patamar de lucratividade no seguinte, gerando um verdadeiro caos nas finanças de quem apostou alto nas moedas.

A FCA é uma agência independente, mas ligada ao governo da Grã-Bretanha, e voltada para a regulação do mercado financeiro. É ela quem fiscaliza instituições e controla o comportamento das empresas e investimentos, de forma a garantir a saúde da economia do país. As palavras de Bailey, então, podem ser um sinal de que a região pode demorar a adotar as Bitcoins como uma forma segura de investimento.

Continua após a publicidade

Não é, por exemplo, o que acontece nos Estados Unidos, onde a Bolsa de Mercadorias de Chicago está prestes a lançar opções de futuros baseadas na modalidade, bem como em outros países do mundo. Investidores de renome, como Goldman Sachs, mostram positivismo em relação às moedas, enquanto outros, como Warren Buffett, avaliam que as Bitcoins são uma “miragem” da qual se deve “ficar longe”.

Para Bailey, porém, não é como se as moedas virtuais não fossem lucrativas, pois evidentemente são. A questão, segundo ele, é a falta de regulação, que as torna um investimento de altíssimo risco e, por isso, não uma boa saída para quem depende dos rendimentos ou está disposto a investir alguns milhares de dólares nessa modalidade financeira.

Em apenas um ano, as Bitcoins tiveram valorização de mais de 2.000%, operando, na manhã desta sexta (15), a US$ 17.778 a unidade. Há um ano, esse valor era de menos de US$ 1.000. Dá para entender, só aí, o que levou muita gente a enxergar nelas uma grande oportunidade de ganhar dinheiro, na medida em que a expectativa é de que a cotação apenas suba no futuro próximo.

Fonte: CNBC