Intel utiliza replays em 360º nas finais da NBA

Por Redação | 31 de Maio de 2016 às 14h04

A Intel, em parceria com a NBA, está trabalhando em uma nova tecnologia que permite mostrar replays em 360º, aumentando significativamente a interatividade das programações. O conceito já foi utilizado durante no jogo NBA All-Starts, em fevereiro, e está sendo usado novamente durante as finais da liga norte-americana de basquete.

Adquirida no início deste ano, a tecnologia permite visualizar os replays em três dimensões a partir de qualquer ângulo. Os replays em 360º serão exibidos na TV e também estarão disponíveis no site da NBA, nas redes sociais da liga e no aplicativo móvel.

A captura das imagens é realizada por dezenas de sensores e câmeras de ultra-alta definição posicionadas em vários ângulos distintos. Após a captura dos vídeos, o servidor da Intel cria imagens em 3D que podem ser movimentadas. O processamento, de acordo com a Intel, é realizado em poucos minutos para que as imagens possam estar prontas para serem utilizadas na transmissão o mais rápido possível.

Diferentemente dos vídeos em 360º do YouTube, por exemplo, o replay desenvolvido pela Intel traz uma maior aproximação com o jogo, tornando-o mais imersivo e permitindo que os telespectadores possam visualizar diferentes perspectivas, desde a enterrada até a visão de um jogador do outro lado da quadra. De acordo com o vice-presidente da Turner Sports, Tom Sahara, a tecnologia "permite que você chegue onde não há câmeras".

No total são 5 arenas de basquetes que estão equipadas com a tecnologia de replays da Intel, incluindo o Dodger Stadium, em Los Angeles. Ainda que o foco seja o basquete, a empresa deve levar o replay em 360º para outros esportes em breve. A Intel possui uma parceria com o time de futebol San Francisco 49ers e é provedora de tecnologia do Levi's Stadium. Além do esporte, a tecnologia poderá ser utilizada até mesmo em eventos, como atrações populares, shows e pontos turísticos.

Via Re/Code

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.