Publicidade

Intel sinaliza intenção de entrar no mercado de placas de vídeo

Por| 16 de Agosto de 2018 às 16h42

Link copiado!

Captura de vídeo (@IntelGraphics)
Captura de vídeo (@IntelGraphics)
Tudo sobre Intel

Durante sua conferência no SIGGRAPH 2018, a Intel reforçou com poucos novos detalhes a intenção de entrar no mercado de placas de vídeo até 2020. Por meio de um vídeo publicado no perfil @IntelGraphics da empresa no Twitter, a maior fabricante de processadores do mundo ressalta seus cases de sucesso recentes, prometendo “libertar os nossos gráficos em 2020”.

Não é a primeira vez que a Intel sinaliza essa possibilidade, já que, em junho, a empresa anunciou a contratação de Raja Koduri, até então, designer de chips da AMD. Ele havia sido contratado como o seu novo chefe de arquitetura, justamente para comandar o desenvolvimento de uma nova opção de placa de vídeo. Nos últimos anos, a Intel havia trabalhado apenas com processadores com alto teor de processamento gráfico, mas nada exclusivamente dedicado a essa finalidade. O vídeo do SIGGRAPH pode ser visto abaixo:

Na segunda metade da década de 1990, diversas empresas ofereciam placas de vídeo aos computadores da época - um confronto industrial direto do qual sobreviveram apenas Nvidia e AMD. Desde então, respectivamente, elas sempre ocuparam a primeira e a segunda posição como líderes do setor, sendo que a NVIDIA manteve ampla vantagem em relação à distante AMD. Contudo, hoje, ambas as empresas sinalizam um foco maior em machine learning, inteligência artificial e realidade virtual, o que pode acabar abrindo um espaço interessante de atuação.

Continua após a publicidade

Não é a primeira vez da Intel nesse ramo, porém: em 2008, a empresa anunciou o Projeto Larabee, que consistia numa arquitetura de placa de vídeo que seria futuramente cancelada. Partes desse projeto foram incorporadas na arquitetura do Intel MIC, dedicada ao processamento multi-núcleo de alta computação.

Fonte: Digital Trends; Intel Newsroom