Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel explica como rede 5G vai alimentar RV e auxiliar carros autônomos

Por| 01 de Março de 2017 às 12h29

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Intel

Durante o Mobile World Congress (MWC) 2017, a Intel demonstrou uma série de iniciativas que podem ser melhoradas com a rede 5G. Dentre os exemplos, a empresa citou o conteúdo em realidade virtual (RV) e a direção de carros autônomos.

No caso da RV, a Intel disse que assistir a vídeos com a tecnologia pode deixar muita gente enjoada e tonta devido ao engasgo nas transmissões, mas o 5G poderia tornar tudo melhor com a transmissão de vídeos em 8K sem problemas de interrupção.

Além disso, a empresa também mostrou como a autocondução de veículos precisará de uma rede de quinta geração realmente rápida para se comunicar com outros carros e com a infraestrutura necessária para eles se moverem pelas ruas em segurança.

Até mesmo em uma casa inteligente o 5G será essencial. Basta pensar na quantidade de coisas que estão sendo conectadas à internet, desde TVs e smartphones até cafeteiras e geladeiras. Multiplique cada dispositivo conectado em uma casa por um bairro inteiro e terá ideia do quanto uma rede potente será necessária para manter tudo funcionando.

Continua após a publicidade

Ainda no MWC deste ano, a Samsung também apresentou uma série de produtos 5G, entre eles um roteador residencial capaz de oferecer conexões de 1 Gbps. "Estamos começando a ver as primeiras mostra do potencial para novos e atraentes serviços que serão baseados em 5G. Será empolgante ver a evolução deles à medida que evoluirmos em nosso planejamento", disse Paul Kyungwhoon Cheun, VP executivo e líder da divisão de Comunicações de Próxima Geração da Samsung.

Apesar das inúmeros possibilidades, o 5G ainda está a alguns anos de distância de se tornar praticável. No entanto, Julie Coppernoll, vice-presidente de Computação de Clientes da Intel, disse para focarmos em 2020 como o ano para grandes desenvolvimentos no setor, principalmente devido aos Jogos Olímpicos.

5G no Brasil

No Brasil, vários representantes da área se reuniram para lançar o Projeto 5G Brasil, cujo objetivo é estimular a construção de um ecossistema propício para a quinta geração da internet móvel e a participação do país em discussões internacionais sobre o tema.

Continua após a publicidade

O ecossistema de 5G engloba a pesquisa básica e aplicada, o desenvolvimento de produtos e soluções de sistemas de engenharia, industrialização de produtos e soluções e aplicações práticas e compartilhamento de informações. Com o projeto, o Brasil se credencia para participar previamente de discussões internacionais para a definição de critérios para a implantação do 5G no mundo.

Com informações do PCWorld

* A cobertura da MWC tem o apoio da Alcatel e FS.