Intel compra Itseez para expandir visão computacional na Internet das Coisas

Por Redação | 27.05.2016 às 11:22
photo_camera Divulgação

A Intel anunciou que está adquirindo a Itseez, reconhecida companhia do segmento de visão computacional. A aquisição faz parte dos esforços da gigante da computação para expandir sua atuação para além de chips para computadores e servidores. Fundada em 2005 por dois ex-técnicos da Intel, a Itseez tem suas instalações localizadas em São Francisco, na Califórnia, e sua tecnologia de visão computacional permite que computadores analisem e entendam o espaço ao seu redor, algo que já vem sendo utilizado na robótica, em veículos autônomos e em diversas aplicações de segurança.

No ramo automotivo, o sistema da companhia auxilia veículos a detectarem quando um carro avança em sua faixa na estrada ou quando pedestres cruzam a rua, de maneira a evitar colisões e acidentes. Atualmente, o algoritmo desenvolvido pela companhia é utilizado em carros tecnológicos e se tornará ainda mais importante à medida que os veículos autônomos forem inseridos nas ruas.

Outro produto da Itseez é o Facense, sistema utilizado em reconhecimento facial. Ele é utilizado, proeminentemente, como forma de segurança, permitindo que caixas eletrônicos identifiquem o rosto de pessoas ao retirarem dinheiro, por exemplo. Há também o Itseez 3D, voltado aos consumidores, que podem utilizar iPhones ou iPads como um scanner 3D graças ao app.

Os termos e valores envolvendo a compra da Itseez pela Intel não foram divulgados. O vice-presidente sênior da Internet das Coisas da Intel, Doug Davis, afirmou que a adquirida será uma parte fundamental da estratégia da Intel para a Internet das Coisas e também irá ajudar na condução autônoma e segurança digital. Atualmente, Victor Erukhimov e Sergey Molinov, ex-funcionários da Intel, atuam como presidente e diretor financeiro da Itseez, respectivamente.

"A Intel está focada no fornecimento de soluções end-to-end da Internet das Coisas, abordando dispositivos, redes com e sem fio e soluções em nuvem. O futuro da Internet das Coisas que estamos construindo para nossos clientes é emocionante, e a talentosa equipe da Itseez nos ajudará a chegar lá mais rápido", conclui Davis.

Via Fortune