Intel começará a produzir chips ARM para smartphones em suas fábricas

Por Redação | 17 de Agosto de 2016 às 12h14

Mesmo considerando que a Intel e a ARM são grandes rivais no mercado de design de arquitetura de chips, as empresas anunciaram nesta terça-feira (16) que irão colaborar entre si. Agora, as fábricas da Intel irão produzir chips da ARM numa iniciativa da Intel para fortalecer seus negócios de customização de chips.

O acordo significa que as fábricas da Intel serão capazes de manufaturar chips utilizando a plataforma Artisan Intellectual Property da ARM. "Acho que podemos fazer uma diferença real na indústria", disse Will Abbey, gerente geral da Artisan IP na ARM, no palco do Intel Developer Forum que ocorreu em São Francisco, nos Estados Unidos. "Para mim, fazer essa parceria realmente faz sentido para os negócios de ambas as empresas".

A Intel será capaz de fabricar núcleos de 64-bit da ARM e o IP físico nas fábricas da empresa. Famosa por sua arquitetura que permite personalização pelos usuários, a ARM conquistou bastante espaço no mercado mobile sobretudo devido aos designs que baixo consumo energético. "Os parceiros da ARM podem construir produtos de qualidade mundial que farão diferença na perspectiva mobile e de consumidor", disse Abbey.

No momento, a ARM vende bilhões de chips por ano, competindo de perto contra a Intel em diversos mercados. De qualquer modo, a japonesa SoftBank está em processo de adquirir a ARM por U$ 32 bilhões.

Via: Venture Beat

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.