Publicidade

Intel apresenta Joule, chip com desempenho de um 'PC inteiro'

Por| 16 de Agosto de 2016 às 18h43

Link copiado!

Intel apresenta Joule, chip com desempenho de um 'PC inteiro'
Intel apresenta Joule, chip com desempenho de um 'PC inteiro'
Tudo sobre Intel

A evolução da Internet das Coisas depende muito do hardware disponível para adaptar alguma tecnologia para a conectividade. Muitas vezes, um projeto revolucionário é atrasado pela falta de equipamentos que permitam o seu desenvolvimento. A Intel apresentou, nesta terça-feira (16) durante a IDF 2016, uma novidade que pode mudar esse cenário. O microprocessador Intel Joule tem o desempenho de um PC inteiro em um único chip, podendo ser adaptado para óculos, relógios e outros aparelhos smart. A tecnologia garante o processamento, armazenamento e conectividade, além de compatibilidade com RealSense para detecção de movimento e profundidade.

A novidade foi testada com os óculos de segurança PivoHead, voltados para construção. Com o chip Joule, os óculos puderam ser equipados com uma câmera capaz de reconhecer os tamanhos apropriados de parafusos, além de analisar se estão sendo utilizados da maneira correta. Ainda que não tenha uma interface visível, como camadas de realidade aumentada projetadas nas lentes, os óculos podem ser programados para analisar o ambiente e gerar um alerta em caso de necessidade, como ativar uma chamada VoIP. Outras aplicações possíveis envolveriam robôs, drones, realidade virtual, wearables e servidores em microescala.

A GE demonstrou interesse na tecnologia, que já tem utilizado outras ferramentas da Intel em projetos de iluminação em cidades smart. Ao acoplar câmeras em postes, seria possível monitorar cruzamentos, identificar vagas e classificar usos que se faz de estradas. Essas informações seriam essenciais para carros autônomos, integrando melhor as informações da cidades.

Continua após a publicidade

A Intel focou sua apresentação nos esforços em fazer computadores cada vez menores e mais propensos à integração com outras plataformas, como drones com a tecnologia RealSense para se desviar de obstáculos ou com tecnologia LTE para streaming ao vivo. A empresa também falou de seu projeto de realidade virtual Alloy, que será lançado como open source no segundo semestre de 2017.

O Joule foi disponibilizado no mercado em duas versões, 570x e 550x, com entregas previstas para setembro.

Fonte Slash Gear