Intel aposta em soluções inteligentes para a indústria do varejo

Por Redação | 16.01.2017 às 20:06

A Intel anda bem empenhada no que se refere à Internet das Coisas (IoT). O CEO Brian Krzanich anunciou, nesta segunda-feira (16), uma novíssima plataforma da empresa, destinada a um dos ramos que mais crescem no setor de tecnologia, chamada Responsive Retail Platform (RRP). O foco, com ela, é o mercado de varejo, ou seja: a informatização de alta tecnologia dentro de lojas físicas.

De acordo com a gigante dos processadores, a novidade conecta ilhas de produtos e torna mais fácil o desenvolvimento e implantação de software e serviços ligados ao que se deseja monitorar. Em outras palavras, a ideia é trabalhar para reunir hardware, software, APIs e sensores utilizados no varejo, tudo de maneira padronizada, para criar soluções altamente flexíveis e gerar resultados satisfatórios para a empresa e o cliente.

Com vários sensores integrados, o hardware conectado à plataforma permite inclusão de outros novos sensores fabricados por terceiros sempre que possível. Sendo assim, os gerentes de lojas consiguirão monitorar todo o inventário de produtos e gerar dados importantes sobre atividade de consumo e preferências do consumidor. De acordo com a própria intel, a plataforma "levará o varejo para a próxima era de compras". No futuro próximo, será possível personalizar as compras, tornando-as inteligentes e poupando tempo e dinheiro do consumidor que se desloca a uma loja física.

A empresa também planeja investir US$ 100 milhões nos próximos cinco anos no setor de varejo. Com isso, a Intel pretende fazer com que os varejistas unifiquem cada parte de suas principais operações, a fim de criar um impacto positivo no fechamento de cada mês e resolver os principais problemas relacionados ao mercado. Com o crescimento da IoT, nada mais justo que gerar soluções para efetivar a relação entre lojas físicas e seus clientes.

Prateleira inteligente

O CEO, aliás, falou ainda sobre a importância da informação na indústria do varejo durante a Retail's BIG Show, feira voltada aos profissionais do ramo que aconteceu nesta segunda-feira. O executivo também fez uma demonstração do robô Tally (foto), da Simbe Robotics. Ele funciona como a primeira prateleira autônoma do mundo, que analisa, em tempo real, dados importantes advindos do comportamento de compra do consumidor.

O Tally serve para aglutinar o máximo possível de informações para os gerentes de varejo, assegurando-os de que determinado produto esteja sempre em estoque, colocado na posição correta dentro da loja, em pontos estratégicos e com o preço correto. O robô trabalha durante todo o horário do expediente e é munido de um Intel Core i7 e de uma série de câmeras RealSense, também da fabricante.

Fonte: Intel