Intel adquire fabricante alemã de drone para diversificar atuação

Por Redação | 05 de Janeiro de 2016 às 13h40

A Intel quer ir muito além do fornecimento de chips para computadores. A empresa americana está disposta a investir em outros segmentos, como o mercado de drones. Nesta segunda-feira (04), a gigante dos chips disse que irá adquirir a Ascending Technology, uma fabricante alemã de drones. A empresa com sede na cidade de Krailing, na Alemanha, desenvolve drones para tarefas profissionais e de pesquisa como levantamentos, inspeções industriais ou fotografia aérea.

Os termos financeiros do acordo não foram divulgados, mas sabe-se que a aquisição é motivada pelo interesse comercial da Intel nos consumidores. Grandes varejistas, incluindo Walmart e Amazon, estão focados em utilizar drones para obter um salto significativo na concorrência, realizando entregas mais rápidas. Enquanto isso, cerca de 400 mil drones são esperados para serem vendidos nesta temporada de férias no hemisfério norte, segundo informa a Administração de Aviação Federal dos Estados Unidos (FAA), que passou a exigir que os consumidores registrem seus drones.

O Google também afirmou que pretende começar as entregas de drones em 2017, enquanto a Amazon mostrou um novo protótipo de robô que espera utilizar para realizar entregas de pequenas embalagens em menos de 30 minutos. O Walmart também solicitou permissão da FAA no mês de outubro para poder testar seus próprios drones em entregas de mercadoria.

O acordo da Ascending Technology com a Intel acontece em um momento que a empresa americana está expandindo sua atuação no mercado, investindo em wearables, robôs e dispositivos domésticos. Os drones fazem parte desse novo impulso da empresa. Em agosto, a Intel investiu mais de US$ 60 milhões na fabricante de drones Yuneec, em Hong Kong. A equipe da Ascending Technology irá trabalhar com a divisão da Intel que aborda projetos como reconhecimento de voz e gesto que visa tornar a tecnologia mais natural. Com isso, a ideia é desenvolver uma tecnologia que permitirá que drones tenham mais consciência de seus ambientes, ajudando-os a evitar colisões.

O CEO da Intel, Brian Krzanich, provavelmente irá abordar os drones como tema de sua apresentação na noite de abertura da Consumer Eletronics Show (CES) em Las Vegas. Um porta-voz da Intel se recusou a comentar sobre o que Krzanich irá falar.

Via CNET

Fonte: http://www.cnet.com/news/intel-wants-to-do-for-drones-what-it-did-for-pcs/#ftag=CAD590a51e

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.