Intel adquire empresa de inteligência artificial Nervana Systems

Por Redação | 09 de Agosto de 2016 às 19h59

A Intel anunciou nesta terça-feira (9) a aquisição da Nervana Systems como parte de seus esforços para expandir suas capacidades de inteligência artificial. De acordo com fontes próximas ao negócio, a fabricante de chips teria desembolsado cerca de US$ 350 milhões.

Com sede em San Diego, na Califórnia, a Nervana irá ajudar a desenvolver o portfólio de inteligência artificial da Intel e melhorar o desempenho de aprendizagem profunda de processadores Intel Xeon e Intel Xeon Phi. A empresa é liderada pelo ex-pesquisador da Qualcomm Naveen Rao, e já conseguiu levantar US$ 25 milhões em financiamentos em apenas dois anos. Os investidores da Nervana incluem a Global Playground, CME Ventures, Lux Capital, Allen & Co e AME Cloud Ventures.

Rao afirmou que o acordo não reflete quaisquer obstáculos na obtenção de mais capital para se manter independente. "Aumentar o dinheiro não era problema. Isso seria relativamente fácil", disse. "Mas com a venda para a Intel, nós temos acesso à tecnologia que nós nunca sonhamos."

"Vamos aplicar conhecimentos de software da Nervana para otimizar ainda mais a Biblioteca Intel Math Kernel e sua integração nas estruturas padrão da indústria", disse Diane Bryant, do Centro de Data Group da Intel. Segundo Rao, a combinação de tecnologia e experiência da Nervana incorporada no portfólio da Intel elevará as soluções de aprendizagem de inteligência artificial para outro nível.

Via TechCrunch, Intel

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!