Intel adquire empresa de inteligência artificial Nervana Systems

Por Redação | 09 de Agosto de 2016 às 19h59

A Intel anunciou nesta terça-feira (9) a aquisição da Nervana Systems como parte de seus esforços para expandir suas capacidades de inteligência artificial. De acordo com fontes próximas ao negócio, a fabricante de chips teria desembolsado cerca de US$ 350 milhões.

Com sede em San Diego, na Califórnia, a Nervana irá ajudar a desenvolver o portfólio de inteligência artificial da Intel e melhorar o desempenho de aprendizagem profunda de processadores Intel Xeon e Intel Xeon Phi. A empresa é liderada pelo ex-pesquisador da Qualcomm Naveen Rao, e já conseguiu levantar US$ 25 milhões em financiamentos em apenas dois anos. Os investidores da Nervana incluem a Global Playground, CME Ventures, Lux Capital, Allen & Co e AME Cloud Ventures.

Rao afirmou que o acordo não reflete quaisquer obstáculos na obtenção de mais capital para se manter independente. "Aumentar o dinheiro não era problema. Isso seria relativamente fácil", disse. "Mas com a venda para a Intel, nós temos acesso à tecnologia que nós nunca sonhamos."

"Vamos aplicar conhecimentos de software da Nervana para otimizar ainda mais a Biblioteca Intel Math Kernel e sua integração nas estruturas padrão da indústria", disse Diane Bryant, do Centro de Data Group da Intel. Segundo Rao, a combinação de tecnologia e experiência da Nervana incorporada no portfólio da Intel elevará as soluções de aprendizagem de inteligência artificial para outro nível.

Via TechCrunch, Intel

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.