Insatisfeita, Uber criou seu próprio 'Slack' para comunicação interna

Por Redação | 27 de Julho de 2017 às 08h33

Com 14 mil funcionários, a comunicação entre os membros da equipe da Uber precisa ser extremamente eficiente e organizada. No entanto, a companhia não gostou de nenhum dos aplicativos e serviços de chats mais populares entre as empresas do Vale do Silício — e decidiu criar um próprio.

Batizado de uChat, o app já vinha sendo usado por alguns dos empregados da Uber ao longo do último ano. Até então, a companhia estava contando com o HipChat para a comunicação entre as equipes, depois que desistiu de usar o Slack, mas agora, com o uChat, as necessidades da companhia que domina o mercado de transporte particular serão plenamente atendidas.

O app precisou ser desenvolvido de maneira que suportasse 70 mil usuários conectados de uma só vez, trocando entre 80 e 200 mensagens por segundo (tudo isso prevendo o crescimento da companhia). O produto final se mostrou capaz de processar dezenas de milhares de usuários e um milhão de mensagens diariamente.

Interface do uChat, bseado no Mattermost (Reprodução: Divulgação)

Pelo fato de sua interface ser similar à dos já conhecidos Slack e HipChat, o uChat rapidamente foi adotado pelos funcionários da Uber por sua facilidade de integração. E, ainda, para que as conversas anteriores realizadas em outras plataformas não ficassem perdidas, a equipe da empresa migrou cerca de 20 mil chats para o novo serviço.

Não se sabe se a Uber pretende, algum dia, comercializar o seu uChat. Por enquanto, ele segue em uso apenas nos sistemas internos da companhia.

Fonte: Business Insider

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.