Imagem no Google Maps mostra Android urinando no logo da Apple

Por Redação | 24 de Abril de 2015 às 10h33

Não é segredo para ninguém que as empresas de tecnologia muitas vezes têm recorrido a depreciação das marcas concorrentes e de seus produtos para fazer publicidade. Uma amostra disso está disponível no Google Maps, onde o robô do Android aparece urinando no logo da Apple.

Ainda é desconhecida a participação do Google nesta brincadeira, ainda que seja provável que a empresa não tenha ligação alguma com ela. Se entrarmos no Google Maps e digitarmos as coordenadas 33°30’52.5″N 73°03’33.2″ podemos visualizar a imagem em uma província na zona noroeste do Paquistão.

A imagem só aparece se usarmos a visualização tradicional do Google Maps, sem a utilização da imagem via satélite. Como o Google já deve estar trabalhando para retirar o conteúdo do serviço de mapas online, se você quer ver por si mesmo, é bom correr.

O Google oferece a possibilidade de utilizar o código do Google Maps para criar mapas personalizados e isso tem dado origem a muitos tipos de mapas, como o simulador de um ataque zumbi, o Zombie Outbreak Simulator; e a Plane Finder, onde o usuário pode ver os aviões sobrevoando o planeta em tempo real.

Android urinando na Apple

Um porta-voz do Google confirmou a possibilidade de alguém ter utilizado de maneira indevida o código do Google Maps para contribuir de maneira abusiva com o serviço. "Mesmo que as edições sejam moderadas, ocasionalmente edições imprecisas e insolentes podem passar através do nosso sistema", declarou o porta-voz. "Nós estamos cientes do problema e estamos trabalhando para conseguir retirá-lo", finalizou.

No caso da imagem que aparece na região de Rawalpindi, é muito provável que um hacker tenha conseguido introduzi-la no mapa. É praticamente uma tradição entre os programadores inserirem algumas brincadeiras de forma oculta em suas criações tecnológicas. Ainda que a imagem do Android urinando no logo da Apple esteja a vista, o fato de ser colocada no Paquistão revela a intenção de mantê-la oculta pelo maior tempo possível.

Analisando o código HTML da página é possível ver uma mensagem dizendo: "Um grande escritório, bom salário e muito pouco trabalho. Viagens caras pagas a terras exóticas seriam mais agradáveis".

Certamente, a imagem está causando gargalhadas e indignação nas redes sociais, contribuindo ainda mais para a rivalidade entre as duas empresas.

ATUALIZAÇÃO: o Google se desculpou pelo ocorrido. "Pedimos desculpas pelo conteúdo inapropriado publicado por algum usuário; estamos trabalhando para removê-lo o mais rápido possível", relatou a porta-voz Mara Harris ao Washington Post. A equipe acabou removendo definitivamente a imagem do Maps.

Fonte: Team Android via Mashable e Washington Post

Fonte: http://mashable.com/2015/04/24/android-bot-peeing-on-apple-logo-google-maps/

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.