iCloud volta a funcionar após horas fora do ar

Por Redação | 21.05.2015 às 14:49

Após sete horas fora do ar e mais de 200 milhões de usuários afetados, os serviços do iCloud finalmente foram totalmente restabelecidos nas primeiras horas da tarde desta quinta-feira (21). A falha começou de manhã e afetava praticamente todos os serviços ligados à conta da Apple, causando transtornos para os donos de iPhones, iPads e Macs.

A Apple informa que foram registrados apenas lentidão e problemas de sincronização, mas muitos usuários, pelas redes sociais, relataram também que alguns serviços estavam completamente inacessíveis. Entre os afetados, constam as plataformas de email, o sistema de localização de aparelhos perdidos Find My iPhone e o backup dos dados locais com a nuvem, além de outras plataformas de produtividade.

Além disso, a Maçã informou que o problema foi localizado, afetando, em sua maioria, utilizadores da Europa e Estados Unidos. Os dados oficiais apontam que 40% das contas do iCloud teriam sido atingidas pelo problema – o que leva a um número estimado de 200 milhões de pessoas, como citado –, que não teve suas causas reveladas.

Problemas generalizados como estes sempre são motivo de temor, principalmente quando se fala em serviços como o iCloud, que armazena muitas informações pessoais de seus usuários. Como a Apple não deu detalhes sobre as causas da indisponibilidade, não dá para saber se elas estão relacionadas a ataques ou possíveis brechas de segurança. Caso esse fosse o caso, porém, a ideia é que a marca tomaria medidas para informar seus clientes.

Fontes: Apple, Mashable