IBM Watson pode oferecer tratamento personalizado para pacientes com câncer

Por Redação | 11.05.2015 às 14:48

Ao invés de utilizarem quimioterapia ou tratamentos com radiação contra o câncer, muitos médicos e pacientes têm optado por meios cirúrgicos para encerrar as mutações que estão impulsionando o crescimento do câncer. Mesmo assim esta é uma medida agressiva e que nem sempre é a melhor das opções para os pacientes. No entanto, há uma arma que poderá ser utilizada no futuro para combater qualquer ameaça cancerígena: o supercomputador Watson.

O supercomputador da IBM tornou-se conhecido ao derrotar dois jogadores em um game de conhecimentos em 2011. Desde então, tem se mantido ocupado, trabalhando em projetos mais importantes. O Watson já se envolveu com medidas de tratamento do câncer, no entanto, a mais recente incursão é muito mais impressionante.

Os médicos de clínicas que terão a autorização para utilizarem o Watson irão carregar uma impressão digital de DNA de um determinado tumor, e o supercomputador irá vasculhar seus bancos de memória, tentando descobrir qual mutação está impulsionando o crescimento do tumor, e que droga — aprovada ou experimental — é a mais adequada para atacar a doença. A criação da IBM utilizará sua base de conhecimento de medicina e os muitos ensaios clínicos que foram inseridos em seu 'cérebro'.

Com isso, os médicos humanos poderão contar com uma grandiosa fonte de conhecimento para encontrar a melhor cura para determinado câncer, fornecendo um tratamento personalizado e mais eficiente. O Watson não promete um tratamento que irá curar o paciente, no entanto, a probabilidade de o câncer ser eliminado com os tratamentos sugeridos pelo supercomputador é muito maior. Em muitos casos poderá haver a substituição de sessões de quimioterapia ou até mesmo evitar cirurgias que poderiam ser arriscadas.

Via Gizmodo

Fonte: http://gizmodo.com/ibms-watson-could-offer-customized-treatment-to-every-c-1702718710