IBM e Local Motors criam miniônibus inteligente

Por Redação | 17 de Junho de 2016 às 11h03

A IBM está realizando sua primeira grande imersão no mercado de carros autônomos. A empresa não construiu nenhuma peça ou parte visível de um automóvel, mas implementou sua tecnologia de inteligência artificial para comandar todas as ações de um miniônibus criado pela Local Motors, montadora que utiliza tecnologias modernas como a impressão 3D para reduzir custos de produção. Chamado de Olli, o veículo possui um motor elétrico e pode transportar até 12 pessoas em segurança.

O IBM Watson será o cérebro por trás do Olli, que deverá operar pela primeira vez em Washington DC antes de chegar até às ruas de Miami e Las Vegas. A Local Motors também está em negociações para testar o ônibus em cidades fora dos Estados Unidos, incluindo Berlim, Copenhague e Camberra.

O Olli utilizará uma versão especial do Watson voltada para aplicações automotivas. "A tecnologia da IBM, incluindo o IBM Watson e a tecnologia Watson para Internet das Coisas, não controla, navega ou dirige o Olli. Em vez disso, os recursos do IBM Watson ajudarão a melhorar a experiência do passageiro e permitir a interação natural com o veículo", disse a empresa.

Enquanto empresas como Google e Tesla estão se esforçando para conseguir a melhor tecnologia para os carros autônomos, é interessante ver a IBM, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, utilizar sua plataforma de inteligência artificial para alimentar os carros de autocondução no futuro.

Olli

"O Olli oferece uma solução de transporte inteligente, segura e sustentável", disse John Rogers, cofundador da Local Motors. "Com o Watson, o Olli atua como nossa entrada no mundo dos veículos de autocondução, algo que temos trabalhado tranquilamente com a nossa comunidade no ano passado. Agora estamos prontos para acelerar a adoção desta tecnologia e aplicá-la a quase todos os veículos em nosso portfólio atual e para os que serão lançados no futuro. Estou emocionado de ver o que nossa comunidade aberta irá fazer com a tecnologia mais recente e avançada para veículos".

Segundo a IBM, os passageiros serão capazes de interagir em conversa com o Olli durante a viagem. O miniônibus poderá sugerir algum restaurante ou local específico. Em relação ao futuro do Olli, Rogers acredita que serão construídas microfábricas em todo o mundo para que seja possível imprimir um modelo do veículo em 3D dentro de apenas 10 horas.

Fonte: IBM, TechCrunch

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.