IBM cria maior agência digital do mundo com receita de US$ 1,9 bilhão

Por Redação | 18.03.2016 às 11:40

Muitas pessoas não sabem, mas a IBM também possui uma divisão especializada em prestar serviços de publicidade, marketing e mídia para grandes clientes do mundo corporativo. Essa divisão, chamada de Interactive Experience (iX), foi considerada por dois anos consecutivos como a maior agência digital do mundo, trabalhando com clientes como Visa, Nestlé, Air Canada e L.I.bean e contando com mais de 10 mil funcionários em vários lugares do mundo que trabalham na criação de campanhas, trabalhos digitais e análises. Com a aquisição de três empresas de publicidade e design digital no mês passado, a Interactive Experience soma, no total, 30 unidades em todo o mundo.

Ainda que a IBM não revele as receitas da divisão iX em seus relatórios financeiros, a estimativa é que os ganhos da agência digital no ano passado tenham sido de US$ 1,9 bilhão. Esse valor coloca a iX a frente de tradicionais grupos de publicidade, tornando-se a maior companhia do mundo neste segmento. No entanto, Paul Papas, chefe global da divisão, afirmou que esse valor está "subestimado".

De acordo com Papas, a agência nasceu há pouco mais de oito anos, quando o iPhone foi lançado e os smartphones começavam a ganhar grande protagonismo no mercado da tecnologia. "Ele mudou a experiência humana, e agora todos nós temos a expectativa de consumidores, ou quando estamos fazendo negócios, que tudo pode ser mais distinto. Nós, na verdade, formamos a iX com a premissa de oferecer a melhor experiência que alguém possa ter, em qualquer lugar, em todos os lugares", afirmou o executivo.

O vasto portfólio de produtos da IBM colabora para que a organização possa criar projetos que ofereçam grandes experiências para os consumidores e deixem os clientes satisfeitos. Esse foi o caso da campanha que envolveu o time de basquete Toronto Raptors. Inicialmente, o trabalho estava voltado apenas para os fãs da equipe, mas utilizando a computação cognitiva Watson e a tecnologia touchscreen da IBM, a iX mudou a forma como o Raptors realiza o gerenciamento de seus jogadores. Agora, a comissão técnica tem à disposição uma mesa sensível ao toque que permite analisar em tempo real o posicionamento e as estatísticas de cada jogador, facilitando mudanças de estratégias e melhorias dentro da quadra.

Papas afirma ainda que uma das grandes vantagens da iX diante das agências digitais tradicionais é que o foco está no digital e não na criação de mensagens. "Também não temos as limitações de um modelo de agência tradicional, em que várias subcompanhias muitas vezes competem umas contra as outras e têm desafios para trabalhar em conjunto", declarou.

Via Business Insider

Fonte: http://convergecom.com.br/tiinside/home/internet/14/03/2016/sem-alarde-ibm-cria-maior-agencia-digital-do-mundo-com-receita-anual-de-us-19-bilhao/