IBM anuncia novos líderes para áreas estratégicas no Brasil

Por Redação | 22.08.2016 às 20:02
photo_camera Divulgação

A IBM anunciou nesta segunda-feira (22) algumas mudanças em sua liderança no Brasil.

Frank Koja assume como vice-presidente de Systems Hardware Brasil. Há 17 anos na companhia, Koja atuava como diretor de vendas para a região metropolitana de São Paulo e ocupou diversas posições de liderança em vendas e consultoria. De 2009 a 2012, foi diretor da Regional Sul da IBM e, em 2013, assumiu todas as regionais da companhia, contribuindo para o crescimento da estratégia de expansão geográfica da IBM. O executivo também comandou a unidade de System Z (mainframe) e Power para a América Latina. Koja substitui Ana Zamper, que passa a comandar a vice-presidência de parceiros comerciais na América Latina.

Marcela Vairo, por sua vez, assume a diretoria de parceiros comerciais no Brasil, até então comandada por Vania Curiati, que se aposentará após mais de 26 anos de IBM. Marcela, que já atua há 18 anos na IBM, iniciou sua carreira na Big Blue em marketing e vendas de software, e liderou por três anos a área de desenvolvimento de ecossistema, responsável pelo relacionamento e parcerias com desenvolvedores, universidades e startups. Desde o início do ano, atuava como executiva de Canais para Cloud Services na América Latina.

Com mais de 20 anos de IBM, Guto Azevedo assume a vice-presidência de vendas de enterprise, organização que contempla clientes de diferentes indústrias em todo o país. Antes, Azevedo era diretor regional de vendas e ocupou diversas posições de liderança na companhia, duas delas nos Estados Unidos. Para substituí-lo, a IBM nomeou Luiz Enrique Zaragoza como diretor regional de vendas, responsável por todas as unidades da IBM fora do estado de São Paulo. Zaragoza está há 16 anos na empresa e possui experiência com clientes de diversos setores, como governo, comunicações, saúde e transporte.

Paschoal D'Auria, que ocupava o cargo de líder de Cloud Services no Brasil, assume a liderança de Analytics no lugar de Antonio Celso Leitão, que se torna Technical Sales Executive para IBM Cloud América Latina. D'Auria está na IBM desde 1994, quando entrou como estagiário e construiu uma longa carreira em software.

Christiane Berlinck assume a liderança de recursos humanos da IBM Brasil. Há 17 anos na companhia, a executiva já liderou a organização de RH dentro das divisões de consultoria e serviços de tecnologia na região e ocupou diversas posições em finanças, vendas, marketing e operações. Berlinck substitui Luciana Camargo, que passa a comandar RH para a IBM América Latina no lugar de Alessandro Bonorino, nomeado para o cargo de vice-presidente mundial de recursos humanos para a divisão de soluções, delivery e transformação de serviços de tecnologia.

Jonathan Colombo chega à IBM para assumir a área de cidadania corporativa, até então sob a liderança de Alcely Barroso, que passou a ser assistente executiva da Gerência Geral da companhia. Com 15 anos de experiência em sustentabilidade e responsabilidade social, com foco em gestão colaborativa e engajamento de influenciadores, Colombo já atuou em diferentes setores, como o financeiro, de energia e entretenimento. Anteriormente, comandou a área de sustentabilidade e responsabilidade social do Banco Votorantim. De 2010 a 2012 esteve no Canadá, onde foi vencedor do Ambassador Challenge e do CitizenAct, competições sobre responsabilidade sócio-empresarial.

A novidade no corpo executivo da Big Blue é a criação da posição de COO (Chief Operating Officer) no Brasil, que será ocupada por Marco Kalil, até então responsável pela divisão de Serviços de TI. Na IBM há 26 anos, Kalil teve a maior parte de sua carreira dedicada a essa organização, tanto no Brasil como em outras regiões, quando gerenciou serviços prestados a clientes de países da Europa e da América Latina.