IBM adquire empresa especializada em prevenção de fraude bancária

Por Redação | 18 de Janeiro de 2016 às 13h15

O diretor da IBM Safer Planet, Bob Griffin, confirmou que a empresa adquiriu a IRIS Analytics, companhia especializada em ajudar bancos a detectarem fraudes em cartões de crédito e débito, aplicando seu sistema de inteligência artificial. As duas empresas irão começar a se reunir esta semana para discutirem como será a integração dos serviços e da empresa a IBM.

Após olhar para uma variedade de funcionalidades, a IBM descobriu a IRIS Analytics, segundo Griffin. "Sentimos que era a oferta tecnológica melhor posicionada e mais eficaz em torno da prevenção de fraude e pagamentos em tempo real", disse. De acordo com ele, a IBM pretende utilizar a tecnologia da IRIS para alargar a integração com mais serviços. Além disso, há a possibilidade de ligá-la ao supercomputador Watson.

Apesar dos cartões de crédito e débito com chip chegarem com força aos Estados Unidos recentemente, já existem vários esquemas de fraudes para esses cartões. Este é um grande problema que deve ser encarado pelos bancos. No ano passado, por exemplo, a Apple obteve diversos problemas relacionados com o seu sistema de pagamento móvel, o Apple Pay, que culminou em fraudes com cartões roubados.

O diretor da IBM afirma que a IRIS Analytics é diferente das outras empresas do ramo por utilizar um modelo que permite às empresas adaptarem os sistema sem precisarem voltar ao fornecedor quando os hackers descobrem novas formas de roubar as informações pertencentes aos cartões. É um contraste com o sistema utilizado pela maioria das instituições em que o fornecedor controla o acesso e qualquer mudança de processo passa por ele.

Outro fator é a aprendizagem automática e cognitiva dos sistemas, que por definição melhoram com o passar do tempo. Isto permite detectar padrões de fraudes em áreas geográficas e assinalar atividades suspeitas quando se desviam dos comportamentos habituais. Detectar as fraudes em tempo real é vital para a resolução deste problema, mas a tecnologia da IRIS oferece espaço de manobra para identificar e aprender com falsos positivos.

Via TechCrunch

Fonte: http://techcrunch.com/2016/01/15/ibm-scoops-up-iris-analytics-fraud-detection-firm/http://www.bitmag.com.br/2016/01/ibm-compra-empresa-anti-fraude-iris-analytics/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.