iWatch: Apple convida imprensa do mundo da moda para evento do dia 9

Por Redação | 08.09.2014 às 11:47
photo_camera Divulgação

Está chegando ao fim a contagem regressiva para o anúncio dos novos produtos da Apple. Embora o iPhone 6 seja um dos iGadgets mais esperados pelos fãs da companhia, o item que mais tem ganhado destaque nos últimos meses é um relógio inteligente que, ao que tudo indica, se chamará iWatch. E parece que a gigante de Cupertino será bem específica na hora de revelar o acessório, já que o aparelho deverá ter foco especial no mundo fashion.

Segundo informações da agência Reuters, a Apple convidou vários editores e blogueiros da indústria da moda para o evento que acontecerá nesta terça-feira (9). Entre os convidados está Lea Goldman, diretora de recursos e projetos especiais da edição americana da revista Marie Claire, que aposta no lançamento do smartwatch. "A Apple está levando a sério sua entrada no mundo da moda", comentou a executiva.

A Reuters ainda diz que a companhia "está estreitando laços com o setor, enquanto traça sua incursão num campo fértil de tecnologia, tentando conquistar um público crítico que se revela crucial para o sucesso de aparelhos eletrônicos usados ao redor do corpo".

Convidar pessoas ligadas à moda é um dos motivos pelos quais a empresa teria trocado o Yerba Buena Center, local que serviu de palco para eventos da Maçã, pelo Flint Center, em São Francisco, onde será realizada a apresentação de novos produtos amanhã. O Yerba tem lugares para 757 visitantes, enquanto o Flint Center tem mais que o triplo dessa capacidade (2.405 lugares). Logo, não seria possível abrigar editores e blogueiros do mundo fashion, executivos da própria Apple e jornalistas e repórteres do mundo todo.

No mês passado, a empresa organizou o que chamou de "primeiro evento do tipo" em uma loja da Apple em Nova Iorque para apresentar moda e aplicativos de varejo para um grupo de editores de estilo.

Além disso, vale lembrar que a companhia parece estar preparada – e empenhada – em ingressar de vez na indústria da moda. Nos últimos dois anos, entraram para o time de funcionários da empresa Patrick Pruniaux, ex-vice-presidente de vendas e varejo globais da Tag Heuer; Angela Ahrendts, ex-executiva-chefe da Burberry; e o ex-presidente da Yves Saint Laurent, Paul Deneve, que entrou como vice-presidente de projetos especiais.

Fora os executivos de moda, rumores apontam que engenheiros e profissionais da área da saúde ajudaram no desenvolvimento do relógio inteligente da Apple, já que o acessório deverá ter funções específicas para monitorar dados corporais do usuário. Entre os nomes está o do brasileiro Marcelo Lamego, inventor de mais de 70 patentes relacionadas a tecnologias de sensores para pacientes em tratamento médico.

Apesar de um anúncio iminente nesta terça-feira, o iWatch só deve estar disponível para compra em 2015. O evento de amanhã será transmitido ao vivo pela internet.