iPhone 6: imagens revelam novos apps que podem estar presentes no iOS 8

Por Redação | 14.03.2014 às 11:31
photo_camera Divulgação

Os rumores sobre o novo smartphone da Apple começam a ganhar força. Desta vez, a novidade é no sistema operacional do aparelho, o iOS 8, que deve ser lançado junto com o iPhone 6 no segundo semestre de 2014. As primeiras imagens da nova plataforma surgiram nesta quinta-feira (13) na rede social chinesa Weibo. As informações são do site 9to5Mac.

De acordo com as screenshots, o software não será alterado em sua interface, ou seja, o visual já presente no iOS 7 permanecerá o mesmo. No entanto, observando as imagens, percebe-se que quatro novos aplicativos devem ser incluídos na nova versão do sistema: Preview, TextEdit, Tips e Healthbook.

O Preview e o TexEdit são ferramentas de visualização de imagens e edição de texto, respectivamente. As duas funções já existem no OS X, sistema operacional dos computadores pessoais da Apple. Já o Tips ("Dicas", na tradução livre) seria um dos apps inéditos no novo iOS e deve funcionar como um agregador de dados e informações úteis segundo as configurações pessoais de cada usuário.

O grande destaque é o aplicativo Healthbook, uma resposta ao monitor de batimentos cardíacos do Galaxy S5, lançado há poucas semanas pela Samsung. Integrado ao relógio inteligente iWatch, o serviço permitirá que o dono do aparelho monitore sua saúde e acompanhe medições e condicionamento diretamente no app. As três cores do programa indicam que será possível captar informações como pressão sanguínea (rosa), calorias queimadas (laranja) e batimentos cardíacos (verde).

iOS

Screenshot do suposto iOS 8 revela novos apps, entre eles os inéditos "Tips" e "Healthbook". (Foto: 9to5Mac)

O 9to5Mac tem um histórico de vazamentos sobre futuros lançamentos da Apple que se confirmam quando a empresa anuncia os novos gadgets. A equipe do portal afirma que consultou "fontes confiáveis" e garante que as imagens são legítimas, mas que não há como saber se a screenshot foi feita com um smartphone rodando o iOS 8.

Nesta semana, também foram divulgadas as supostas primeiras imagens do novo sistema de geolocalização da Apple. Os mapas do novo iOS viriam com informações sobre transporte público de cada cidade, status do trânsito e até um recurso de realidade aumentada para mostrar pontos de interesse através da câmera do celular. As mudanças fariam parte dos esforços da empresa em derrubar seu principal concorrente, o Google Maps.

Em todo o caso, o foco principal do iOS 8 deve mesmo ser sua compatibilidade com ferramentas voltadas para a saúde, principalmente as que estarão no smartwatch da Apple. No mês de janeiro, Mark Gurman, também do 9to5Mac, já havia comentado sobre o Healthbook, quando fontes ligadas à indústria disseram que a empresa de Cupertino teria embutido diversos sensores no único chip que vai equipar o iWatch. Esse chip seria capaz de medir desde a pressão arterial e pulso do usuário até níveis de hidratação.

iOS

iOS 8 não deve ter grandes mudanças visuais em relação ao iOS 7. (Foto: 9to5Mac)

Além disso, o acessório teria uma opção para que a pessoa cadastre medicamentos e seja alertada sobre quando deve tomá-los. Para falar sobre isso e a implantação de aplicativos médicos, a Apple já teria se reunido com representantes da Food and Drug Administration (FDA), órgão governamental dos Estados Unidos responsável pelo controle de qualquer alimento, medicamento, cosmético ou suplemento alimentar, para conseguir sua aprovação. Nos EUA, qualquer produto que se encaixe nessas categorias precisa passar pelos testes da entidade antes de chegar ao consumidor final.