iPad Air começa a ser vendido hoje em 42 países

Por Redação | 01.11.2013 às 17:10

A Apple começou a vender o novo iPad Air nesta manhã (01/11) em 42 países. O Brasil está fora da lista. O novo gadget pode ser comprado em lojas físicas e online da Apple e também em revendedores autorizados.

Como de costume, clientes fizeram filas nas portas das lojas para poder comprar o iPad. Em Pequim, o público foi recebido com aplausos na maior loja Apple asiática. Já em Cingapura, Edmond Ong, um porta-voz da varejista Epicentre, afirmava que as vendas eram menores que nos lançamentos anteriores do iPad.

Apple Japao

Japoneses comemoram a compra do iPad Air em Tóquio (Foto: AFP)

A decisão da Apple de mudar a data do lançamento do novo iPad mais para o final do ano parece ter abalado a sua posição em relação aos concorrentes no mercado de tablets. De acordo com os últimos dados da IDC, sem as vendas do novo iPad, a fatia da Apple no mercado mundial caiu para a menor pontuação de todas no terceiro trimestre fiscal de 2013. A empresa de pesquisas afirma que foram enviados 14,1 milhões de unidades de iPads nesse período, menos de 1% acima do ano passado. Porém, em 2012 a Apple tinha 40,6% do mercado, esse ano essa fatia caiu para 29,6%.

De qualquer forma, com o lançamento do iPad Air hoje e o futuro lançamento do novo iPad Mini ainda em novembro, a Apple certamente voltará a crescer no mercado de tablets nesse trimestre.

Especificações

O novo iPad tem duas opções de cores: cinza espacial (com preto) e prateado (com branco). Os preços começam em US$ 499 com a versão Wi-Fi de 16GB e vão até US$ 929 com a versão LTE e 128GB.

Por fora, o iPad Air se parece bastante com o iPad Mini. Possui uma tela retina de 9,7” que domina toda a frente, deixando o aparelho com bordas reduzidas. Seu peso não passa de 450 gramas e tem uma espessura de apenas 7,5 mm. Sua resolução é de 2.048 x 1.536 pixels. O processador é o mesmo do iPhone 5S: um SoC A7 dual-core de 1,3 GHz e também possui o chip M7 para detectar movimentos.

Esse processador de 64 bits promete ser duas vezes mais rápido que o iPad anterior e sua duração da bateria permaneceu com as mesmas 10 horas de uso contínuo. O sistema operacional embarcado é o iOS 7.

Leia também: iPad Air - veja os primeiros reviews do novo tablet da Apple