Hyperloop será construído em Dubai

Por Redação | 10 de Novembro de 2016 às 14h29

Durante um evento realizado em Dubai, a Hyperloop One anunciou que a cidade será a primeira a receber seu sistema de transporte de alta velocidade voltado para passageiros e carga. O projeto será realizado em parceria com a Autoridade de Estradas e Transportes de Dubai (RTA, na sigla em inglês).

O anúncio da construção prometeu que o Hyperloop oferecerá passeios de trem de Dubai para Abu Dhabi com duração de apenas 12 minutos, enquanto o trajeto até Riad demoraria 48 minutos e para Doha 23 minutos. O tempo foi estimado levando em consideração uma velocidade de cerca de 800 quilômetros por hora. Agora, o próximo passo após o acordo firmado com a RTA na cidade dos Emirados Árabes é estudar a viabilidade da construção de uma linha ligando as cidades da região.

Apesar da apresentação, ainda é cedo para saber mais detalhes sobre o projeto em Dubai, principalmente porque a tecnologia do sistema ainda está em fase de testes no deserto de Nevada, nos Estados Unidos. Durante o primeiro teste público, realizado em maio, o protótipo atingiu de 0 a 187 quilômetros por hora em um segundo, o que já foi considerado um sucesso.

O conceito do Hyperloop foi desenvolvido pelo empreendedor bilionário Elon Musk, dono da Tesla e da Space X. A ideia é criar um sistema de transporte super veloz que funciona por meio de um tubo de baixa pressão, onde as "cápsulas" de transporte flutuam sobre o ar pressurizado e podem atingir velocidades espantosas de até 1.200 km/h, de acordo com o projeto inicial. Estudos posteriores acabaram reduzindo o potencial máximo de velocidade do sistema, devido a medidas de segurança e outros fatores.

Além de Dubai, outro país que demonstrou interesse em investir no transporte foi a Rússia. Em meados de maio deste ano, o ministro de transportes do país, Maxim Sokolov disse que "a Rússia está tecnologicamente pronta para lançar projetos em larga escala utilizando o Hyperloop".

Via The Next Web

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.