Hyperloop finaliza construção de pista de testes e planeja novas rotas

Por Redação | 06 de Abril de 2017 às 15h21
photo_camera Divulgação

A Hyperloop One definitivamente não está para brincadeira quando o assunto é revolucionar a forma de transportar seres humanos a velocidades super-rápidas. A companhia acaba de anunciar que completou a construção de uma pista de testes de 500 metros de comprimento em Las Vegas, nos Estados Unidos.

O espaço vai servir para testar e aprimorar diversos aspectos do funcionamento do veículo, como levitação, propulsão, pressurização a vácuo e controle de direção. O mais interessante deste conjunto de testes é que a Hyperloop espera que sejam feitas poucas mudanças drásticas para o lançamento da versão final do veículo.

Mas nem só de testes vive a Hyperloop: a companhia também conversa com os figurões de Washington a fim de planejar rotas para integrar até 35 cidades dos EUA. Para isso, 11 equipes do país norte-americano se juntaram a outras 24 de vários outros países a fim de competir na elaboração do melhor plano de rota. Depois, 12 finalistas disputarão a escolha final da Hyperloop, que vai selecionar os três melhores projetos para considerar o lançamento.

Rotas e finalidades variadas

Entre os projetos avaliados pela Hyperloop estão trechos curtos, de cerca de 100 km de comprimento, até outros bem mais longos, chegando a passar da marca de 1.800 km. Se levarmos em conta que os túneis selados a vácuo permitiriam um deslocamento de até 1.200 km/h, o primeiro trecho seria concluído em 5 minutos, enquanto o outro levaria 1h30 para ser completado.

Os projetos incluem tanto o transporte de carga como transporte exclusivo de passageiros e outros mistos, que levariam cargas e passageiros. A ideia seria conectar aeroportos, portos e cidades, algo sem dúvida excepcional do ponto de vista do deslocamento de grandes quantidades de cargas e de pessoas, inclusive em trechos curtos, mas especialmente em deslocamentos mais longos.

Via TechCrunch