HTC U11 é o novo smartphone topo de linha que você espreme para tirar fotos

Por Redação | 16 de Maio de 2017 às 09h26

A HTC confirmou nas primeiras horas desta terça-feira (16) todos os boatos que vinham circulando na internet e anunciou seu novo smartphone topo de linha, o U11, que conta com um recurso um tanto quanto inusitado.

A tela de 5,5 polegadas emprega a tecnologia Super LCD e conta com resolução QHD, além de proteção Gorila Glass 5. Todo o corpo é revestido por um vidro escuro para dar um ar mais pomposo ao aparelho, que vem com certificação IP67 de resistência a água e poeira.

Dentro da carcaça do HTC U11, encontramos um Snapdragon 835 acompanhado de 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno, expansíveis via cartão microSD. A bateria possui capacidade de 3.000 mAh e suporte à tecnologia Quick Charge 3.0 da Qualcomm. De fábrica, o gadget vem com Android 7.1 Nougat instalado.

Corpo do HTC U11 vem todo revestido com um vidro brilhante, que confere um aspecto pomposo -- e altamente suscetível a danos
Corpo do HTC U11 vem todo revestido com um vidro brilhante, que confere um aspecto pomposo -- e altamente suscetível a danos (Reprodução: The Verge)

No quesito câmera, o aparelho da fabricante taiwanesa também chama atenção. A objetiva principal é bem parecida com a do antecessor HTC 10, mas passou por uma atualização que a deixou mais clara. Temos aqui, então, um sensor de 12 megapixels aliado a uma lente de abertura máxima f/1.7 e estabilizador óptico de imagem. Com isso, o usuário consegue fazer gravações 4K com captura de áudio 3D, possível graças a presença de nada mais nada menos que quatro microfones. A câmera frontal também não decepciona, trazendo sensor de 16 megapixels e abertura de lente f/2.0.

Até aqui, nada de diferente, certo? Mas calma que ainda tem mais. O HTC U11 conta com uma tecnologia chamada Edge Sense, que permite que o usuário esprema o smartphone para controlar algumas funcionalidades. É uma bruxaria bem esquisita, e que funciona da seguinte forma: no sistema, você cadastra diferentes padrões de esmagadas e define o que cada uma delas faz. "Uma apertada pode abrir o Facebook, outra o Twitter ou o Pinterest", destacou a companhia.

Destaque do HTC U11 é o recurso Edge Sense, que identifica diferentes padrões de
Destaque do HTC U11 é o recurso Edge Sense, que identifica diferentes padrões de "esmagamento" para controlar diversas funcionalidades e apps no aparelho (Reprodução: Gearburn)

Isso é possível graças a sensores instalados nas laterais do HTC U11 que identificam a intensidade com que o usuário aperta o smartphone. Dessa forma, é possível, num dia bastante frio, por exemplo, dar uma espremida no gadget para que ele tire uma foto sem ter de tirar as luvas.

É uma funcionalidade diferentona e até divertida, mas que sai bem cara. Com previsão de lançamento para a primeira quinzena de junho na Europa, o HTC U11 chegará nas cores branca, preta, prata, azul e vermelha custando o equivalente a US$ 825. E aí, você tem coragem de importar um desses para espremê-lo aqui no Brasil?

Fonte: Engadget

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.