HP não se arrepende de bloquear cartuchos paralelos nas impressoras

Por Redação | 30 de Setembro de 2016 às 09h10
photo_camera Reprodução

Nos últimos dias, a HP se encontrou no meio de fogo pesado de seus usuários, após ter lançado uma atualização de firmware em suas impressoras e bloqueando o uso de cartuchos recondicionados ou de terceiros. Tanto que a empresa voltou atrás e lançou uma opção para desbloqueio. Mesmo assim, parece que a fabricante não se arrepende muito da decisão, não.

A empresa soltou nesta quinta-feira (29) uma nota falando sobre a medida, afirmando que ela foi uma forma de proteger seus clientes e dar a eles a melhor experiência possível. Vale lembrar que a atualização foi lançada em março, mas o bloqueio foi só ativado este mês. Mesmo assim, a companhia afirma que não fez nada fora do normal.

“Estamos comprometidos com a transparência em toda a nossa comunicação e quando nós falhamos nisso, nós assumimos. Nós deveríamos ter feito um trabalho melhor ao comunicar o novo processo de autenticação para os consumidores", destacou a fabricante.

Segundo o TechCrunch, a HP só fez esta meia-volta devido à revolta de muitos clientes, mas a medida foi uma clara manobra para controlar de forma mais próxima os seus produtos e como os clientes lidam com eles, ou seja, vender mais cartuchos originais da marca.

"É bastante claro quando algo é feito para o benefício do consumidor e quando algo faz mal; não tenha medo de reclamar quando for a segunda opção", disparou o analista Devin Coldeman, do TechCrunch.

Mesmo assim, parece que a HP não deve desistir do plano de ter mais pessoas usando seus cartuchos original, afirmando que continuará a aplicar medidas de segurança para "proteger a qualidade de experiência para o usuários", o que inclui novos sistemas de autenticações para travar o funcionamento de alguns produtos não-originais.

Fonte: TechCrunch