HP anuncia data do fim da nuvem pública Helion

Por Redação | 23 de Outubro de 2015 às 08h52
photo_camera Foto: Reprodução

A HP havia anunciado na metade deste ano que iria fechar o seu projeto de nuvem pública, o HP Helion. Agora, a empresa já decidiu que a data de fechamento do serviço será em janeiro de 2016. Com o encerramento, a HP deixa de ser concorrente de outras grandes empresas do segmento, como Amazon, Google e Microsoft, e agora passará a direcionar esforços para o fornecimento de servidores e infraestrutura para os players de nuvem pública.

Bill Hilf, executivo de cloud da HP, disse em um post no blog da empresa que a estrutura dos clientes será expandida, "contribuindo e rodando os melhores ambientes de nuvem para as suas necessidades, baseados em suas cargas de trabalho, negócios e especificações de mercado".

Os analistas justificam a decisão afirmando que a companhia não alcançou o crescimento esperado e que o Helion não teve força suficiente para causar uma grande impressão no segmento, mesmo estando em alta. Além disso, Amazon, Google e Microsoft permanecem fortes no topo, sem dar chances para novos concorrentes, mesmo que um deles seja uma grande empresa como a HP. Para finalizar, os analistas confirmam que a intenção inicial da HP foi um "erro honesto", pois a empresa é líder no mercado de servidores para o segmento corporativo. Porém, o campo de nuvens públicas é difícil de aprender e complicado para os novatos.

Na publicação no blog, a HP diz estar investindo no lançamento de recursos para que a sua plataforma de data center trabalhe alinhada com a nuvem da Amazon Web Services para migrar a sua base de clientes sem obter prejuízos.

Fonte: HP, Info World, Business Insider

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!