Henshin! Criador de Ultraman é homenageado em novo Doodle do Google

Por Redação | 07.07.2015 às 09:07

Quem entrou no Google nesta terça-feira, 7 de julho, deve ter se surpreendido ao encontrar a icônica figura do Ultraman dando as boas-vindas ao site de buscas. O clássico herói da TV Manchete marcou época por aqui há algumas décadas e volta a protagonizar uma história, desta vez em comemoração ao 114º aniversário de seu criador, Eiji Tsuburaya.

E a brincadeira do Doodle é uma bela homenagem ao diretor japonês que praticamente definiu o cinema e as produções para televisão no país oriental. Além de ser o grande pai da Família Ultra e criador do clássico grito de “Henshin”, que marcava a transformação do herói e encantou crianças por gerações, Tsuburaya também esteve à frente de vários filmes do Godzilla.

Para manter a memória do diretor viva, a página de buscas do Google decidiu relembrar algumas das características mais marcantes de seu trabalho, sobretudo em termos de efeitos especiais. Tanto que cada uma das etapas de gravação que o Doodle simula brinca exatamente com isso: construir prédios de isopor, vestir um ator como um monstro gigante e ligar os cabos ao herói Ultraman para que ele possa chegar voando em cena.

Todo esse tipo de preparação pode parecer piada para nós, que estamos tão acostumados a ver efeitos digitais darem o tom realista às cenas de cinema, mas a criatividade de Tsuburaya ao longo da década de 50 e 60 serviu para alimentar a imaginação de muita gente em um Japão que ainda estava se reerguendo do pós-guerra. Era algo tão fantástico — e em todos os sentidos da palavra — que suas produções cruzaram oceanos e chegaram aos demais continentes, que também passaram a nutrir um carinho especial por seus personagens.

Eiji Tsuburaya

Além disso, ainda que não tenha trabalhado diretamente com elas, o diretor foi uma grande influência para várias séries de TV, que serviram quase como uma derivação de sua obra. Se nós crescemos assistindo aos Power Rangers enfrentando monstros gigantes na Alameda dos Anjos ou lembramos com carinho de Jaspion e Changeman, é porque a TV japonesa abraçou com tanta força a herança de Tsuburaya dentro da ficção que isso praticamente virou um estilo. A velha piada de que monstros adoram destruir Tóquio nasceu a partir das suas mãos.

Nascido do dia 7 de julho de 1901, Eiji Tsuburaya é um dos ícones da cultura pop mais esquecidos pela nossa geração — ainda que todo mundo goste de lembrar de suas criações — e ver o Google o homenageando é uma alegria e tanto para os fãs de monstros gigantes. O diretor faleceu em 25 de janeiro de 1970, aos 69 anos.

Fonte: Google Doodle