Valor das ações da Uber e Lyft aumenta. E isso não é bom para o consumidor

Por Nathan Vieira | 08 de Agosto de 2019 às 14h35
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Nesta quinta-feira (8), os arquirrivais Lyft e Uber, voltadas ao transporte privado urbano por meio de aplicativos, começaram a dar sinais de que a guerra de preços está perto do fim. Para os clientes, isso pode significar um aumento dos preços. Para as próprias empresas, a trégua nos valores gera o impulsionamento das ações. Na receita da Lyft, por exemplo, houve um aumento de receita de 72%, e seus preços mais altos levariam as vendas do terceiro trimestre e do ano inteiro a superar as expectativas do mercado.

Os analistas ficaram animados com o aumento de 72% na receita da Lyft

2018 representou o ano com mais perdas para a Lyft, segundo as palavras do próprio vice-presidente financeiro da empresa, Brian Roberts. O executivo afirma que os preços se tornaram "mais racionais", o que significa menos gastos em torno das promoções usadas para alavancar sua participação no mercado. "Acreditamos que esses ajustes de preços são uma tendência da indústria", Roberts afirma.

Tanto a Lyft quanto a Uber, têm, historicamente, confiado em pesados descontos para atrair os clientes. Enquanto as empresas, no último trimestre, relataram sinais de que a competição de preços estava diminuindo, as duas também estão gastando para expandir os serviços em áreas como tecnologia para veículos autônomos, no caso da Lyft, e entrega de alimentos, no caso da Uber.

"Enquanto a Lyft continua a gastar agressivamente em várias iniciativas, a pressão competitiva sobre os incentivos para o serviço continua a diminuir, o que é um sinal de um duopólio racional entre a Lyft e a Uber no momento", afirmaram analistas da consultoria PiperJaffray para a agência de notícias Reuters.

Além disso, analistas da Canaccord alegam que a alta de 22% da Lyft na receita por passageiro no trimestre parece ter sido muito mais impulsionada pela redução dos incentivos aos clientes do que qualquer aumento no número de passageiros.

Lyft e Uber estavam dedicadas a grandes descontos para atrair passageiros

Essa situação está permitindo à Lyft elevar sua perspectiva para o ano de 2019 e prever um caminho mais rápido para a lucratividade. O executivo-chefe da companhia, Logan Green, diz em comunicado que os números de 2019 seriam "melhores do que o esperado anteriormente".

Fonte: Reuters

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