Governo chinês ataca Alibaba por conta de crítica em artigo de jornal

Por Redação | 22 de Março de 2016 às 12h28

Uma das principais empresas de tecnologia da China, o Alibaba, está enfrentando dificuldades com a insatisfação do governo chinês. O problema começou quando um jornal, que é parcialmente do Alibaba, publicou um editorial contra o líder do país Xi Jinping acusando-o de ser um autocrata. Após isso, o governo chinês começou a incomodar uma das maiores companhias do país.

Apesar do governo não ter feito nenhuma declaração oficial contra o Alibaba e seu fundador Jack Ma, um dos homens mais ricos da China, algumas coisas começaram a acontecer contra a companhia chinesa. A primeira delas foi um documentário lançado pela CCTV, principal rede de televisão estatal do país, que criticava os padrões de qualidade dos produtos comercializados no Alibaba, enfatizando inclusive que muitos produtos piratas são vendidos na loja online.

A pirataria é um dos principais problemas que o Alibaba tem enfrentado no mercado ocidental, mas nunca foi motivo de grande preocupação para os chineses. No ocidente, a empresa investe milhões na tentativa de impedir ou ao menos minimizar a pirataria. Porém, esse problema nunca foi alvo de críticas entre os principais meios de comunicação da China.

Além do documentário, as autoridades chinesas começaram a pressionar o Alibaba por conta de seu aplicativo de delivery de comida Ele.me. Segundo duas agências reguladoras, o aplicativo permite que "vendedores sem a qualidade devida e necessária" ofereçam seus serviços pelo app.

É bem provável que a briga entre Alibaba e o governo chinês não vá além de algumas trocas de farpas, mas é possível que a pressão das autoridades possa prejudicar os lucros da empresa em alguns de seus serviços, como no caso do aplicativo Ele.me. Seja como for, um simples pedido de desculpas de Jack Ma pode consertar as coisas.

Fonte: Business Insider

Fonte: http://startse.infomoney.com.br/portal/2016/03/22/18153/governo-chines-esta-atacando-uma-das-principais-empresas-do-pais/

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.