Google vai levar sua inteligência artificial ao Raspberry Pi

Por Redação | 24.01.2017 às 22:57

Eis aqui mais um motivo para você se interessar pelo Raspberry Pi, o computador do tamanho de um cartão de crédito com funções incríveis que ganha cada vez mais fama entre os usuários: o Google está planejando desenvolver uma inteligência artificial sob medida para o pequeno notável.

Quem afirma é a própria Raspberry Pi Foundation: "O Google vai chegar em grande estilo em 2017. O titã da indústria tech tem planos animadores para a comunidade criadora", diz a empresa em seu blog oficial.

A ideia é criar uma variedade de ferramentas inteligentes ainda este ano, envolvendo machine learning e inteligência artificial. Todo o movimento tem como objetivo permitir que os desenvolvedores criem projetos ainda mais poderosos para o Pi. E o currículo do gigante na área é indubitavelmente vasto: além de aprendizado de máquina, a empresa é referência em robótica, automação doméstica, IoT e wearables.

Para entender melhor o que vai desenvolver para o Raspberry Pi, o Google enviou à fundação uma pesquisa que envolve reconhecimento de face e emoções, além de tradução de fala para texto, linguagem natural e análise de sentimentos. A pesquisa vai ajudar a direcionar que tipos de serviço a fundação precisa para turbinar seu minicomputador.

O sucesso do Raspberry Pi, aliás, merece destaque. No mundo todo, mais de 10 milhões de unidades foram vendidas até hoje, algo impulsionado também pelo baixo custo do dispositivo. Os números surpreenderam até os criadores do pequeno computador, que não imaginavam que, neste período, as vendas passagem das 10 mil unidades. A ideia inicial era inspirar estudantes a pesquisarem e aprender mais sobre computação. Parece que o Pi se mostrou muito bom para isso, mas excelente para o uso comum.

Fonte: The Raspberry Pi Foundation