Google vai combater ataques cibernéticos contra a imprensa online

Por Redação | 14.10.2016 às 16:06
photo_camera scyther5

O Google e a Associação Interamericana de Imprensa (SIP) anunciam uma nova parceria para combater os ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS) como ferramenta de censura online. O objetivo da parceria é garantir que todos os membros da associação estejam protegidos contra ataques.

A novidade consiste na expansão da disponibilidade e adoção do Projeto Shield, um serviço gratuito que utiliza a tecnologia e infraestrutura do Google para proteger a liberdade de expressão e os sites de notícias de ataques DDoS, para toda a América Latina.

As publicações de notícias estão, especialmente, em risco de serem alvos de ataques por questões políticas, econômicas ou pessoais. Os ataques DDoS têm derrubado editoras grandes e pequenas, desde o TechCrunch e Página12 até a BBC. De acordo com um relatório NeuStar, as chances de uma empresa ser atacada pela primeira vez são de 50%, e a chance de ser atacada novamente é de 80%.

"A SIP tem estado na linha de frente na defesa pela liberdade de expressão desde quando foi criada", disse Pierre Manigault, presidente da Associação Interamericana de Imprensa, durante a Assembleia Geral da organização na Cidade do México. "À medida que o consumo de notícias tem sido cada vez mais digital, há evidências preocupantes de que novas formas de censura estão crescendo, o que poderia limitar a capacidade dos editores de entregarem notícias, opiniões e análises para um número cada vez maior de pessoas nas Américas. Por meio desta parceria, esperamos oferecer proteção total contra ataques DDoS para grandes e pequenas editoras em toda a região."

O Projeto Shield foi criado pela Jigsaw, uma empresa da Alphabet, controladora do Google. O serviço gratuito foi lançado no início de 2016 como uma forma de defender as organizações jornalísticas de ataques. O Projeto Shield é gratuito para organizações elegíveis e os novos usuários podem se inscrever aqui. Ele utiliza um sistema de defesa multicamadas e é construído com a infraestrutura sofisticada do Google para proteger as publicações contra toda a gama de ataques DDoS, grandes e pequenos, vetoriais e multivetoriais.

"Estamos muito contentes em anunciar esta nova parceria com a SIP para proteger as publicações de notícias em toda a América Latina", disse George Conard, gerente de produto da Jigsaw que lidera a equipe do Projeto Shield. "Nosso objetivo é acabar com censura online repressiva, e defender as publicações contra ataques DDoS, um passo crucial para eliminá-los como uma ameaça à liberdade de expressão."

Fonte: SIP