Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google usa Inteligência Artificial para ajudar a diagnosticar câncer de mama

Por| 13 de Março de 2017 às 14h15

Link copiado!

DepositPhotos/agsandrew
DepositPhotos/agsandrew
Tudo sobre Google

O Google anunciou que alcançou resultados satisfatórios ao usar a Inteligência Artificial para diagnosticar câncer de mama. Para isso, a empresa usou o deep learning para analisar milhares de células cancerosas fornecidas por uma universidade holandesa.

A técnica usada pelo gigante da internet consiste em ensinar os computadores a reconhecer padrões presentes em enormes conjuntos de dados. No caso do diagnóstico do câncer de mama, especificamente, isso foi extremamente útil na hora de avaliar uma biópsia.

O sistema de Inteligência Artificial do Google se destaca por ser muito sensível a potenciais indícios de câncer. Ele consegue identificar e sinalizar coisas que poderiam passar desapercebidas ao olhar humano.

No entanto, os pesquisadores explicam que o sistema também pode se enganar e identificar falsamente algo inofensivo como câncer, e é nessa hora que um patologista humano entra em ação.

Continua após a publicidade

"Imagine combinar esses dois tipos de super poderes", disse Lily Peng, gerente de projeto por trás do trabalho do Google. "O algoritmo ajuda a localizar esses tumores, e o médico é realmente bom em dizer: 'isso não é câncer'."

A ideia da equipe por trás do projeto é que cada vez mais novas tecnologias possam ajudar os médicos com a grande quantidade de informações que eles precisam lidar diariamente. Dessa forma, humanos e máquinas podem trabalhar juntos para criar resultados melhores e mais assertivos.

No entanto, apesar dos avanços nas pesquisas, a Inteligência Artificial do Google ainda permanece no laboratório, o que significa que a ferramenta não será vista tão cedo dentro dos consultórios médicos. Mas é claro que a empresa está se esforçando para que isso se torne realidade no futuro.

Continua após a publicidade

Fonte: Google