Google Tradutor recebe suporte a idioma usado em Star Wars

Por Redação | 26.11.2015 às 15:03

Você não precisa mais de um ciborgue como C-3PO para ser fluente em 6 milhões de formas de comunicação. Depois de trazer temas inspirados na série Star Wars, o Google trouxe outra brincadeira em seus serviços para ir aquecendo os motores e o entusiasmo dos fãs com a chegada de O Despertar da Força, o novo filme da franquia que chega aos cinemas no próximo mês.

Desta vez, a empresa adicionou ao Tradutor o idioma fictício Aurebesh, que aparece em vários longas como uma língua bizarra e impossível de ser compreendida por uma pessoa normal. São formas geométricas, traços e setas que muitos espectadores mais atentos visualizaram em monitores e painéis de controle que aparecem nos filmes e que, até então, pareciam ser apenas um monte de desenho sem sentido.

Por ser algo feito apenas para entrar no clima de Star Wars: Episódio VII — O Despertar da Força, o Google não se preocupou em procurar uma complexidade ao suposto idioma. Na verdade, o que a tradução para Aurebesh faz é substituir as nossas letras por outros ícones, mas sem alterar em nada a estrutura de suas palavras ou coisa parecida. Isso faz com que, na verdade, estejamos diante de uma espécie de código e não de uma língua propriamente dita. Só que, para os fãs, isso é o de menos e o que importa mesmo é fingir entender o que está escrito.

Além disso, ao contrário do que outros idiomas oferecem, você não pode ouvir o texto em Aurebesh. Assim, por mais que você escreva belas poesias para os seres especiais, jamais vai saber como proclamá-las. Por outro lado, com um pouco de paciência, é possível traduzir todas as mensagens que aparecem nas telas vistas nos filmes.

Essa não é a primeira vez que o Google brinca com idiomas fictícios de séries de TV e do cinema. Um easter egg bem antigo do site é a possibilidade de acessar a página de buscas a partir da língua Klingon, usada por uma raça alienígena de Star Trek. Com isso, a empresa deixa mais do que claro que os seus planos não se limitam à Terra e que ela já está preparada para atender também às dúvidas de visitantes de outras galáxias muito, muito distantes.

Via: Google