Google Tradutor está mais preciso e fluente após nova atualização

Por Sérgio Oliveira | 16 de Novembro de 2016 às 07h58

O Google Tradutor revolucionou o segmento de softwares tradutores e deixou muito peixe grande, como o Babylon, para trás. Só que, desde que foi lançado, há dez anos, o sistema do Google nunca se deu muito bem com traduções de sentenças e muitas vezes apresentava resultados confusos e bizarros.

De acordo com o Google, esse tipo de problema está chegando ao fim, já que o Tradutor recebeu uma grande atualização nesta terça-feira (15). A partir de agora, ele utilizará redes neurais capazes de traduzir toda uma sentença de uma só vez. Anteriormente, o sistema traduzia palavra por palavra e depois as organizava para dar algum sentido à frase - o que nem sempre dava certo. Com isso, a ideia é que as traduções sejam mais precisas do que nunca.

Com atualização, Google Tradutor passa a utilizar redes neurais para traduzir sentenças completas ao invés de traduzir palavra por palavra
Com atualização, Google Tradutor passa a utilizar redes neurais para traduzir sentenças completas ao invés de traduzir palavra por palavra (Reprodução: The Keyword)

Por enquanto, a atualização beneficia um total de oito idiomas: português, inglês, francês, alemão, espanhol, chinês, japonês, coreano e turco. É apenas uma pequena fração das 103 línguas suportadas pelo Tradutor, mas que, segundo Mountain View, representam 35% de todas as requisições feitas ao sistema.

O novo recurso já pode ser testado pelos usuários tanto no site oficial do Google Tradutor quanto nos aplicativos para Android e iOS. A expectativa é que em breve todos os idiomas sejam beneficiados pela atualização.

Via Google (The Keyword)