Google terá resultados de busca exclusivos para dispositivos móveis

Por Redação | 14 de Outubro de 2016 às 07h19

É possível que daqui a alguns meses você comece a perceber diferenças entre os resultados de busca mostrados pelo Google no seu smartphone e no seu computador ao usar os mesmos termos. É que a empresa anunciou nesta quinta-feira (13) que vai começar a indexar os resultados de pesquisa mobile e desktop separadamente.

O crescente número de usuários utilizando dispositivos móveis forçou a empresa a adotar tal estratégia de diferenciação. Com ela, a ideia é que os usuários mobile sejam apresentados não só a sites que carregam mais rápido, como também a conteúdos "fresquinhos", que acabaram de ser publicados na web.

Na conferência de marketing digital Pubcon, Gary Illyes, analista de tendências do Google, garantiu que o índice para desktops continuará a existir e a funcionar normalmente. Entretanto, ele deixou claro que o foco é mesmo os dispositivos mobile e que a forma antiga de indexar resultados não receberá mais tantos ajustes quanto antes.

Apesar disso, não ficou claro como exatamente o novo índice mobile funcionará. Não se sabe, por exemplo, se nada dele será adotado pelo índice desktop ou se ele exibirá apenas conteúdo otimizado para o mobile. Também não foi explicado quão defasado ficarão os resultados desktop e se isso afetará, de alguma forma, a experiência do usuário que senta na frente da tela do PC.

Não é de hoje que o Google vem empregando esforços para tornar a busca mais rápida nos dispositivos mobile e desde o ano passado vem anunciando novidades nesse sentido. Em maio de 2015, por exemplo, a empresa implementou uma mudança em seus algoritmos para priorizar sites otimizados para o mobile. Agora há pouco, em setembro, a empresa começou a exibir as Accelerated Mobile Page (AMP) em seus resultados de busca, oferecendo mais agilidade também ao acessar sites de terceiros.

Via Search Engine Land, Business Insider

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.