Google registrou mais de 75 milhões de pedidos de remoção em fevereiro

Por Redação | 07.03.2016 às 12:15
photo_camera Divulgação

No mês passado, o Google processou mais de 75 milhões de pedidos de remoção de conteúdos ligados a Digital Millennium Copyright Act (DMCA), ou mais de 100 mil ligações por hora. Esse número é mais que o dobro do número de links que serão processados durante o mesmo período do ano passado, e mais de 300 vezes o número registrado em 2012.

A quantidade de conteúdo pirata que está aumentando exponencialmente é o principal motivo do aumento considerável do número de pedidos de remoção. Ao mesmo tempo, a MPAA, RIAA e outros detentores de direitos autorais estão utilizando algoritmos que encontram com mais facilidade conteúdos piratas, em muitos casos incorretamente, e automaticamente enviam notificações de remoção ao Google.

O Google afirmou que o sistema está funcionando como o previsto, mas que ninguém está feliz com isso. A Electronic Frontier Foundation (EFF) pediu a Universal Studios para forçar os proprietários de direitos autoriais a considerarem o "uso justo" de conteúdo com mais cuidado. Ao mesmo tempo, os detentores de direitos autorais acreditam que os sites piratas deveriam ter seus domínios retirados por completo dos resultados de pesquisa do Google, algo a que a empresa de Mountain View é totalmente contrária.

No ritmo em que os pedidos estão sendo emitidos, o Google pode processar um bilhão de solicitações até o final de 2016, um número que mostra que o sistema DMCA encontra-se com grandes problemas.

Via Engadget

Fonte: http://www.engadget.com/2016/03/07/google-75-million-takedown-requests-last-month/