Google registra patente que mostra como carros autônomos desviarão de obstáculos

Por Redação | 08 de Abril de 2015 às 10h04

A corrida para ver quem traz o primeiro carro sem motorista está realmente disputada. Depois da Hyundai prometer tornar o projeto realidade até 2020, chegou a hora do Google mostrar uma tecnologia que pode solucionar vários problemas em relação ao uso do piloto automático e sair na frente nessa disputa.

A empresa registrou uma patente que, segundo sua própria descrição, permitirá que os veículos autônomos detectem algum tipo de obstrução no caminho, seja um bloqueio na pista, outro carro parado na estrada ou até mesmo uma vaca atrapalhando o trânsito — acredite, essa situação é mais do que comum em algumas regiões. E, em todos esses casos, o automóvel realiza o mesmo procedimento.

Carro autônomo Google

Ao se deparar com algum tipo de barreira, a tecnologia de direção da gigante das buscas vai simplesmente diminuir a velocidade do carro e solicitar a intervenção de algum humano, seja de quem está ali dentro ou mesmo de alguém que está numa central de assistência que vai analisar os dados do local a partir das diversas câmeras equipadas no carro para dar o próximo comando.

E, apesar de muita gente achar que a exigência de uma participação humana no processo pode ir de encontro com o sonho dos veículos autônomos, a solução encontrada pela companhia é uma ótima forma de minimizar acidentes causados por falha na inteligência artificial. Forçar o desvio automático pode tanto tirar o automóvel da pista quanto causar algum tipo de colisão. Assim, a mudança de rota só ocorre quando alguém determina que realmente há condições para fazer tal manobra.

Via: Slash Gear

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.