Publicidade

Google quer melhorar a vida nas grandes cidades com nova startup Sidewalk Labs

Por| 11 de Junho de 2015 às 12h05

Link copiado!

Google quer melhorar a vida nas grandes cidades com nova startup Sidewalk Labs
Google quer melhorar a vida nas grandes cidades com nova startup Sidewalk Labs
Tudo sobre Google

Nos últimos anos, o Google tem tentado resolver ou melhorar alguns problemas relacionados ao trânsito, saúde e acesso à internet. Para isso, a empresa norte-americana tem focado em diversas áreas e produziu alguns produtos revelantes e que trazem boas soluções para alguns problemas. Agora, a gigante das buscas está se esforçando para melhorar a forma como as grandes cidades funcionam com a Sidewalk Labs, uma startup criada especificamente para isso.

A startup focará no desenvolvimento de tecnologias para o cotidiano da vida urbana, como na forma de tornar o transporte mais eficiente ou reduzir o consumo de energia. A nova empresa ficará sediada na cidade de Nova Iorque e será liderada por Dan Doctoroff, ex-CEO da Bloomberg e vice-prefeito de desenvolvimento econômico e reconstrução de Nova Iorque.

O anúncio da startup mostra o quanto a gigante das busca tem sido ambiciosa em expandir sua gama de produtos para além do motor de buscas. Seus principais produtos, a busca e a publicidade, ainda são os mais dominantes no mundo, gerando US$ 50 bilhões por ano. Contudo, a evolução da internet e do mundo fez com que os cofundadores da empresa, Larry Page e Sergey Brin, voltassem suas atenções e investimentos para áreas diversas, que abrangem desde smartphones e dispositivos portáteis até carros autônomos.

A Sidewalk Labs não é a única empresa independente que o Google criou. Em 2013, o buscador lançou o Calico, uma empresa de ciências da vida que tem como objetivo prolongar a vida humana. A companhia é dirigida pelo ex-CEO da Genentech, Arthur Levinson. Em setembro passado, o Calico anunciou uma parceria com a empresa biofarmacêutica Abbvie e um investimento de US$ 1,5 bilhão em um centro de pesquisa focado na luta contra doenças relacionadas com a idade.

Continua após a publicidade

A nova startup anunciada pelo Google focará no desenvolvimento de produtos e plataformas, bem como parcerias com outras empresas. O Google não divulgou quanto está investido no projeto Sidewalk Labs, mas a página da empresa descreveu o investimento como "modesto". "A mudança tecnológica sem precedentes irá permitir que as cidades sejam mais eficientes, ágeis, flexíveis e resistentes", afirmou Doctoroff em um comunicado. "Estamos no início de uma transformação histórica."

Fonte: CNET