Google propõe adicionar novos emojis de trabalhadoras femininas

Por Redação | 11.05.2016 às 12:12

O Google está propondo ao Consórcio Unicode um novo conjunto de emojis para fomentar a igualdade de gênero no trabalho, adicionando ícones de mulheres em diferentes áreas profissionais. A intenção da empresa é que os novos desenhos mostrem às pessoas a diversidade no ambiente de trabalho e valorize a carreira das mulheres.

A proposta pretende incluir 13 novos personagens à categoria de emojis de pessoas da Unicode. As novidades incluem ícones para profissionais de negócios, doutores, enfermeiros, cientistas, engenheiros, programadores, professores, operários, fazendeiros, cozinheiros e músicos. A ideia é assinada por Nicole Bleuel, Rachel Been, Agustin Fonts e Mark Davis, cofundador e atual presidente da Unicode.

"O Google quer aumentar a representatividade das mulheres nos emojis", declarou a companhia. "Nossa proposta é criar um novo conjunto de emojis que represente a grande variedade de profissões para mulheres e homens, com o objetivo de destacar a diversidade das carreiras femininas e empoderar garotas em todos os lugares".

Emojis mulheres

Alguns emojis apresentados à Unicode pela equipe do Google

Em conjunto com a proposta, foram anexados estudos que revelam a necessidade de mudanças nas figuras. Os relatórios afirmam que as mulheres jovens são as que mais utilizam emojis, sendo 78% delas usuárias assíduas da linguagem, enquanto que, no caso dos homens, 60% fazem uso constante dos ícones. "Acreditamos que isso capacitará mais as mulheres jovens usuárias de emojis, e refletirá melhor o papel fundamental que desempenham as mulheres no mundo", alega a proposta.

A solicitação do Google será incluída na lista geral de propostas para a próxima revisão prevista para acontecer no final do ano. A empresa espera que venha a colaborar com a aprovação da proposta as alegações de que o Consórcio Unicode tem falhado em promover a diversidade racial e de gênero, visto que, quando essas mudanças ocorrem, passam por um processo lento de análise e implementação. A proposta completa pode ser vista aqui.

Fonte: Unicode