Google pode estar trabalhando em serviço de streaming de apps para Android

Por Redação | 19 de Junho de 2015 às 11h50
photo_camera Divulgação

Um novo rumor aponta que o Google está trabalhando secretamente em um serviço que permitiria que os usuários Android utilizassem seus aplicativos na web, além de instalá-los em seus dispositivos móveis. Na prática, a ideia funcionaria como um serviço de streaming de aplicativos, permitindo que os usuários acessem os apps diretamente de um navegador web.

A recente aquisição da Agawi, empresa especializada em aplicativos na web, pelo Google pode ser um dos pilares deste novo serviço. Antes de ser comprada pela companhia de Mountain View, a Agawi colaborou com a NVIDIA em alguns trabalhos, entre eles o Grid, um serviço de streaming baseado na nuvem da empresa norte-americana.

O Grid oferece aos usuários a transmissão de gráficos de jogos em alta qualidade pela web em uma latência próxima aos jogos que são executados localmente. Levando isso em conta, seria possível para o Google criar algo similar para seus aplicativos.

Assim como o Grid, o serviço de streaming de aplicativos do buscador não exigiria que os usuários tivessem um computador com alto poder de processamento. Em teoria, apenas um sistema operacional atualizado e um navegador moderno dariam conta de executar aplicativos Android. O Google, porém, deve restringir este serviço apenas aos usuários de seu sistema operacional móvel.

O novo serviço do Google poderia impulsionar o aumento das vendas de aplicativos na Play Store, já que os usuários poderiam testar os aplicativos em seus navegadores antes de realizarem a compra. Além disso, abriria uma nova forma para os usuários usufruírem dos apps.

Ainda que a novidade possa ser benéfica de um lado, por outro ela pode representar sérias preocupações quanto à privacidade, além da incógnita se o serviço realmente seria um sucesso. Com o Google trabalhando como intermediário em aplicativos de terceiros, como o Facebook, Messenger e muitos outros, os dados dos usuários estariam em mãos de mais uma grande empresa de tecnologia.

Fonte: The Information

Fonte: http://www.phonearena.com/news/Google-rumored-to-be-working-on-an-app-streaming-service-similar-to-NVIDIA-Grid_id70602

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.