Google libera preview de novo sistema operacional para Internet das Coisas

Por Redação | 14 de Dezembro de 2016 às 11h23

O Google anunciou na terça-feira, 13, um preview para desenvolvedores do Android Things, sistema operacional para dispositivos conectados. Como o nome sugere, ele será voltado para câmeras de segurança, roteadores, caixas de som ou qualquer outro aparelho conectado à internet.

A novidade surgiu a partir do Brillo, um sistema operacional voltado para a Internet das Coisas (IoT) que o Google anunciou em 2015. A diferença é que o Android Things vai utilizar as mesmas ferramentas que os desenvolvedores de Android já estão acostumados, como o Android Studio e o Google Play Services, o que deve facilitar a adoção da nova plataforma.

Por enquanto, a plataforma é compatível com Raspberry Pi 3, Intel Edison e NXP Pico. O Google também está trabalhando para adicionar suporte ao Weave, plataforma de comunicações IoT que ajuda os dispositivos a se conectarem aos serviços do Google, permitindo o controle por comandos de voz no Google Assistant.

“Agora qualquer desenvolvedor Android pode rapidamente construir um dispositivo inteligente usando APIs do Android e serviços do Google, enquanto permanece altamente seguro com as atualizações direto do Google”, publicou o desenvolvedor Wayne Piekarski, em um post no blog Google Developers.

Fonte: Google Developers Blog

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.