Google libera software de medição de lag como open source

Por Redação | 04.04.2016 às 20:31
photo_camera Divulgação

Hoje (4), o Google falou pela primeira vez sobre o Walt, um software que auxilia as pessoas a descobrirem quanto tempo um dispositivo demora para responder a um toque na tela ou comando de voz. Já há alguns anos, o Google tem utilizado o Walt para fazer testes de performance em aparelhos Android e Chromebooks, e agora o programa está disponível como open source, com uma licença Apache.

Para utilizar o Walt, primeiro você precisará de um microcontrolador, um acelerômetro e um laser que, juntos, não devem custar mais de R$ 100. O engenheiro de software do Google, Mark Koudritsky, escreveu no blog da empresa sobre a ferramenta:

"Uma inovação importante no Walt (um descendente do QuickStep) é que ele sincroniza o relógio do hardware externo com o dispositivo Android ou Chromebook em menos de um milissegundo. Isso permite medir as latências de input e output separadamente ao invés de medir uma latência de ida e volta".

Esta não é a primeira vez que o Google libera um software seu como open-source. É importante frisar que esse tipo de compartilhamento de programa acaba ajudando a comunidade tecnológica, que pode aperfeiçoar os produtos com essas novas ferramentas. No caso, o diferencial do Walt é que não é muito comum a liberação de softwares para otimização de sistemas de hardware, mas por outro lado, a Apple poderia usá-lo para testar a sensibilidade das telas do iPhone, por exemplo.

Para baixar o Walt, é só ir ao GitHub.

Via Venture Beat