Google libera algoritmo que legenda imagens automaticamente

Por Redação | 23.09.2016 às 14:09

Nesta semana, o Google anunciou que fez um upgrade no Show and Tell, seu algoritmo capaz de reconhecer objetos em imagens e criar legendas descritivas automaticamente. Parte da novidade é que agora o recurso estará disponível em código aberto.

A versão mais recente da Inteligência Artificial capaz de legendar imagens contém melhorias significativas no componente de visão computacional, além de estar mais rápido e produzir descrições mais detalhadas e precisas em relação ao sistema original.

Agora, o Show and Tell atinge uma taxa de precisão de 93,9%, um aumento considerável em relação à versão inicial, lançada há dois anos, que identificava as imagens corretamente em 89,6% do tempo.

De acordo com o Google, a maior mudança é que agora o algoritmo tenta descrever objetos em vez de simplesmente classificá-los, como fazia antes. "Por exemplo, um modelo de classificação de imagens vai lhe dizer que um cão, grama e um frisbee estão na imagem", explicou o Google. "Mas uma descrição natural deve lhe dizer também a cor da grama e como o cão se relaciona com o frisbee."

Google Show and Tell

O recurso é realmente interessante, principalmente para quem depende de descrições para entender um conteúdo, como portadores de deficiência visual, por exemplo. Além disso, o avanço do projeto ajuda no trabalho de outros pesquisadores de Inteligência Artificial.

O código do algoritmo Show and Tell já está disponível no GitHub como um modelo do TensorFlow, o software de aprendizado de máquina do Google.

Via Digital Trends