Google libera acesso a API de reconhecimento de voz

Por Redação | 25 de Março de 2016 às 07h00

O Google desenvolveu alguns recursos bastante valiosos combinando o imenso volume de dados recebidos todos os dias pelos vários produtos da companhia. Um desses ótimos serviços do qual a companhia dispõe é o sistema de reconhecimento de voz, que agora teve seu acesso liberado a outros desenvolvedores que queiram implementar o recurso em seus aplicativos.

A ideia da gigante da web é competir com outras grandes companhias do setor de reconhecimento de voz, tanto é que, ao menos inicialmente, a API do Google será oferecida gratuitamente — futuramente serão divulgadas as informações a respeito de cobrança. O anúncio da novidade foi feito na última quarta-feira (23) durante a conferência NEXT junto de outras surpresas da companhia de Mountain View, como aprimoramentos em sua plataforma de aprendizado de máquina.

Atualmente, a API Google Cloud Speech tem suporte para mais de 80 idiomas e trabalha com basicamente qualquer tipo de aplicação. Quando recebe um comando, o sistema se conecta a um servidor online a fim de reconhecê-lo, retornando para o usuário em forma de ação (e tudo isso demorando apenas alguns segundos).

Espera-se que a entrada do Google na oferta de serviços de reconhecimento vocal cause um impacto significativo para outras companhias do setor, especialmente a Nuance, grande nome deste ramo direcionado aos negócios. Até mesmo rivais como a Apple devem ficar de orelhas em pé com o movimento da companhia fundada por Serbey Brin e Larry Page, afinal os recursos de voz do Google, já a frente daqueles da Siri, dão um passo ainda mais adiante.

E os investimentos do Google em tecnologias de reconhecimento vocal devem apenas aumentar nos próximos meses. A companhia anunciou no início deste mês o desenvolvimento de um sistema de reconhecimento de voz que dispensa completamente a conexão com a internet.

Fonte: Google Cloud Plataform

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.