Google libera a plataforma Daydream VR para desenvolvedores

Por Redação | 23.09.2016 às 15:15

Parece que não estamos tão longe da era VR (Virtual Reality - Realidade Virtual em português) em smartphones, no final das contas. Ainda não temos um aparelho com poder de fogo suficiente para cumprir as exigências de hardware até o momento, mas o SDK (Software Development Kit) oficial do Google já chegou à sua versão 1.0 e já está disponível para desenvolvedores. É necessário se inscrever no programa Daydream Access Program para baixar o VR SDK e começar a desenvolver, o que dá acesso às APIs Cardboard e Daydream, que variam em nível de complexidade.

Quem se interessar pelo programa vai enfrentar algumas dificuldades, em um primeiro momento. O único aparelho certificado para rodar as simulações é o Nexus 6P, o que não necessariamente quer dizer que ele tenha os requisitos necessários para isso. Segundo o próprio Google, o usuário pode esperar que "tanto a CPU quanto a GPU entrem em thermal throttling depois de um curto período de uso, dependendo da carga de trabalho", lembrando que o Nexus 6P foi anunciado em 2015 com o chip Snapdragon 810.

Tanto o headset oficial quanto o controle (que lembra muito o controle do Nintendo Wii) ainda não estão disponíveis oficialmente, já que o Google ainda está controlando cuidadosamente o que chegará nas mãos do usuários até que esteja funcionando corretamente. Mesmo que ainda não existam aparelhos com desempenho suficiente para rodar o VR SDK, não teremos que esperar muito, já que empresas como Samsung, Huawei, HTC, ZTE, LG, ASUS, Xiaomi e Alcatel já estão trabalhando em modelos compatíveis, previstos para chegar ao mercado no primeiro semestre de 2017.

Do lado do conteúdo, empresas como Netflix, HBO, Ubisoft e Eletronic Arts já estão trabalhando em conteúdos exclusivos para aparelhos que suporte o Daydream. Parece que teremos umas boas novidades por aí nos próximos meses.

Fonte: Engadget