Google lançará loja virtual para comprar patentes

Por Redação | 28.04.2015 às 16:33

Nesta segunda-feira (27), o Google anunciou que está planejando lançar um programa experimental que permitirá à empresa comprar patentes de empresas ou de pessoas comuns. A empresa afirmou que sua nova loja de patentes será aberta no próximo mês, e é um esforço para remover a fricção de um mercado repleto de trolls, processos judiciais e outros esforços que denigrem uma boa ideia.

Na nova loja, os detentores de patentes serão capazes de listar, essencialmente, as patentes que possuem para venda e definir seus próprios valores para elas. No entanto, a loja virtual de patentes não ficará aberta indefinidamente. O Google afirmou que o mercado de venda de patentes irá estar disponível de 08 a 22 de maio. Tal decisão de manter a loja aberta apenas por um tempo limitado significa que o Google terá que trabalhar rapidamente para determinar quais patentes deseja adquirir, o que beneficia os vendedores, visto que o Google terá que ter uma decisão rápida a respeito da compra.

Caso o Google tenha decidido adquirir uma patente, ele promete fechar a transação em pouco tempo, realizando um pagamento previsto para o final de agosto por meio de uma transferência bancária. Vale lembrar que o portal estará disponível apenas para patentes registradas nos Estados Unidos. O gigante das buscas também salienta que este programa é apenas um experimento.

O objetivo do Google com este projeto certamente é ter em suas mãos patentes que podem gerar mais receitas em seus negócios, além de aumentar seu portfólio para incrementar ou desenvolver novos produtos. O programa parece ser um ótimo caminho para o Google descobrir quais patentes estão disponíveis no mercado, incluindo as que ele tem interesse. A empresa aconselha os detentores das patentes a consultarem um advogado para realizar a venda. O Google também ressalta que tem o direito de desistir da transação por qualquer motivo.

Dada a forma como o novo programa está sendo descrito, não é claro se o Google pretende realizar o projeto mais de uma vez, em meses ou anos seguintes. É provável que a empresa tenha interesse em primeiramente analisar se seu esforço em disponibilizar uma loja virtual de patentes realmente compensa. A companhia não tem estimativas sobre o quanto de dinheiro pretende investir em patentes, visto que não sabe o real sucesso de seu projeto.

Via TechCrunch

Fonte: http://techcrunch.com/2015/04/27/google-launches-a-marketplace-to-buy-patents-from-interested-sellers/#.pq9nq3:LfnT