Google lança reconhecimento de caligrafia e desenhos para Android

Por Redação | 16 de Abril de 2015 às 08h50

A divisão Google Research lançou nesta quarta-feira (15) o mais novo projeto da empresa: o Google Handwriting Input. Agora, além de poder usar a voz e o teclado, os usuários poderão usufruir do reconhecimento de caligrafia para acessar aplicativos no Android a partir da versão 4.0.3 do sistema.

"O Google Handwriting Input é o resultado de muitos anos de pesquisa. Inicialmente, o reconhecimento de caligrafia com ajuda da computação em nuvem ajudou na tradução de aplicativos no Android e iOS, na busca móvel e em ferramentas como Chrome, ChromeOS, Gmail, Docs, entre outros. Entretanto, outros produtos precisavam de algo que reconhecesse (a caligrafia) e rodasse diretamente no dispositivo Android, sem conexão com a Internet", diz o comunicado da empresa.

GOOGLE HAND

A nova ferramenta é capaz de reconhecer 82 línguas e, testado pelo Canaltech, conseguiu adaptar bem a entrada das letras, tanto as de forma quanto as cursivas. Até mesmo os garranchos ficaram próximos do que seria o conteúdo original. Desenhar emojis e aguardar as opções semelhantes ficou até divertido.

Vale destacar o esforço do Google para trazer o recurso ao ambiente móvel, para a maioria dos dispositivos Android, já que, anteriormente, ele era ofertado somente pelo app Google Tradutor, nas buscas móveis ou via Google Input Tool.

Ainda é cedo para dizer exatamente como isso será utilizado, já que, graças aos avanços recentes, a entrada de texto e o reconhecimento vocal têm se tornado cada vez mais precisos e práticos. O Google lembrou que há muitas línguas que são difíceis de serem escritas via teclado padrão, especialmente no sul da Ásia. Os ideogramas e elementos complexos desses idiomas já tinham um tratamento especial do Google Research, entretanto agora é possível unir tanto a capacidade do app quanto o que pode ser processado na nuvem.

Um dos únicos empecilhos encontrados foi a maneira como o aplicativo é ativado e desativado. É preciso mexer nas configurações do aparelho e deixar a opção do Google Handwriting Input ligada. Mesmo com a alternativa de voltar a usar o texto, usar a caligrafia como padrão pode ser irritante, principalmente quando a tela de bloqueio exige a senha que o usuário terá que "desenhar".

Tirando isso, é mais uma alternativa de entrada para os dispositivos móveis, algo a ser considerado. O download gratuito está disponível na Play Store.

Via Tech Crunch e Google Research

Fonte: http://techcrunch.com/2015/04/15/google-launches-handwriting-input-for-text-and-emoji-on-android/?ncid=rss

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.