Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google lança plataforma para assistir apresentações de teatro em video 360 graus

Por| 01 de Dezembro de 2015 às 12h15

Link copiado!

Google lança plataforma para assistir apresentações de teatro em video 360 graus
Google lança plataforma para assistir apresentações de teatro em video 360 graus
Tudo sobre Google

O Google anunciou nesta terça-feira (1) uma nova plataforma que visa disponibilizar conteúdo cultural gratuito através de visitas virtuais. A novidade faz parte de um projeto da companhia que agora passa a incluir também 60 teatros e casas de espetáculos de 20 países - com informações de um total de 150 peças culturais. Batizada de Performing Arts, a ferramenta já está online e permite o acesso a locais como a Ópera Nacional de Paris, o Carnegie Hall de Nova Iorque, a Royal Shakespeare Company de Londres e a Filarmônica de Berlim.

O representante brasileiro da nova fase do projeto é o Theatro Municipal de São Paulo, que agora pode ser visualizado em três dimensões através do Google Street View. O Theatro também foi uma de quatro instalações a receber um tour em vídeo 360 graus: pela plataforma, é possível assistir parte do ensaio da montagem da ópera Lohengrin, de Richard Wagner, através de três câmeras diferentes.

Além do passeio virtual e do vídeo em 360 graus, o projeto no Municipal também inclui outras quatro exposições virtuais montadas em parceria com a Fundação Theatro Municipal de São Paulo dentro da plataforma. Entre as exposições está a "Divas e Astros", que percorre a história dos grandes nomes que passaram pelo Municipal nos últimos 100 anos, e a "Municipal Tim-tim por Tim-tim", um áudio-guia em português e em inglês sobe a história e arquitetura do local.

"A possibilidade de uso de tecnologia para instituições culturais é extremamente importante porque nós podemos dar acesso para um público que normalmente não frequentaria o Municipal", comentou o Secretário Municipal da Cultura, Nabil Bonduki. "Ele precisa ser melhor conhecido, as apresentações e o espaço precisam estar disponíveis para outras cidades do país e do mundo".

Continua após a publicidade

De acordo com o secretário, a Prefeitura já está conversando com o Google para a extensão da ferramenta para ainda mais centros culturais da cidade - São Paulo tem hoje um total de 130 espaços públicos culturais. Algumas das possibilidades são parte do acervo de livros da Biblioteca Mário de Andrade e também do acervo de atas históricas do Arquivo da Câmara Municipal.

A iniciativa do Google, que passa agora a incluir teatros e casas de espetáculos, faz parte de uma nova fase do programa do Instituto Cultural do Google, que já disponibiliza a visita online em 360 graus de mais de 900 centros culturais, como museus, em 60 países. No Brasil, o Instituto Cultural do Google já inclui em sua plataforma centros como o Museu do Futebol, o Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu de Imagem e Som (MIS), a Pinacoteca e o Instituto Moreira Sales.