Google lança plataforma para assistir apresentações de teatro em video 360 graus

Por Rafael Romer | 01.12.2015 às 12:15 - atualizado em 01.12.2015 às 13:47

O Google anunciou nesta terça-feira (1) uma nova plataforma que visa disponibilizar conteúdo cultural gratuito através de visitas virtuais. A novidade faz parte de um projeto da companhia que agora passa a incluir também 60 teatros e casas de espetáculos de 20 países - com informações de um total de 150 peças culturais. Batizada de Performing Arts, a ferramenta já está online e permite o acesso a locais como a Ópera Nacional de Paris, o Carnegie Hall de Nova Iorque, a Royal Shakespeare Company de Londres e a Filarmônica de Berlim.

O representante brasileiro da nova fase do projeto é o Theatro Municipal de São Paulo, que agora pode ser visualizado em três dimensões através do Google Street View. O Theatro também foi uma de quatro instalações a receber um tour em vídeo 360 graus: pela plataforma, é possível assistir parte do ensaio da montagem da ópera Lohengrin, de Richard Wagner, através de três câmeras diferentes.

Além do passeio virtual e do vídeo em 360 graus, o projeto no Municipal também inclui outras quatro exposições virtuais montadas em parceria com a Fundação Theatro Municipal de São Paulo dentro da plataforma. Entre as exposições está a "Divas e Astros", que percorre a história dos grandes nomes que passaram pelo Municipal nos últimos 100 anos, e a "Municipal Tim-tim por Tim-tim", um áudio-guia em português e em inglês sobe a história e arquitetura do local.

"A possibilidade de uso de tecnologia para instituições culturais é extremamente importante porque nós podemos dar acesso para um público que normalmente não frequentaria o Municipal", comentou o Secretário Municipal da Cultura, Nabil Bonduki. "Ele precisa ser melhor conhecido, as apresentações e o espaço precisam estar disponíveis para outras cidades do país e do mundo".

De acordo com o secretário, a Prefeitura já está conversando com o Google para a extensão da ferramenta para ainda mais centros culturais da cidade - São Paulo tem hoje um total de 130 espaços públicos culturais. Algumas das possibilidades são parte do acervo de livros da Biblioteca Mário de Andrade e também do acervo de atas históricas do Arquivo da Câmara Municipal.

A iniciativa do Google, que passa agora a incluir teatros e casas de espetáculos, faz parte de uma nova fase do programa do Instituto Cultural do Google, que já disponibiliza a visita online em 360 graus de mais de 900 centros culturais, como museus, em 60 países. No Brasil, o Instituto Cultural do Google já inclui em sua plataforma centros como o Museu do Futebol, o Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu de Imagem e Som (MIS), a Pinacoteca e o Instituto Moreira Sales.