Google lança app de videochamadas voltado para conexões lentas

Por Redação | 16 de Agosto de 2016 às 10h19

O Google disponibilizou hoje sua mais nova aplicação para videochamadas, o Google Duo. O novo app permite a comunicação de maneira rápida independentemente do tipo de smartphone e da qualidade da conexão do usuário. A tarefa do aplicativo para conquistar os usuários em todo mundo não será fácil, já que ele concorrerá diretamente com outros aplicativos tradicionais, como Facebook Messenger, Skype, iMessage e Facetime.

O Duo oferece uma grande novidade, bastante destacada pelo Google durante o anúncio no Google I/O em maio. O recurso "Knock Knock" mostra quem está ligando antes mesmo de você atender a ligação. Ou seja, é possível ver a pessoa na videochamada mesmo que você ainda não tenha interagido com a ligação. O Duo está sendo lançado oficialmente para Android e iOS em 78 idiomas em todo o mundo. Para utilizar o aplicativo, é necessário vincular o número do telefone.

Um dos pontos negativos é que, para realizar a videochamada, ambos os usuários devem ter o app instalado. Se você tem o aplicativo, mas o seu contato não, é possível enviar uma mensagem de texto com o link do download. Apesar de prático, esse processo pode levar os usuários a optarem por aplicativos de videochamadas que eles já utilizam, como o Messenger e o Skype.

O novo aplicativo do Google também conta com uma boa transação de redes. Se você estiver utilizando sua rede de dados móveis, por exemplo, e encontrar uma conexão Wi-Fi, poderá realizar a transação sem que a chamada caixa. O Duo também foi desenvolvido para funcionar em conexões mais lentas, bastante presentes em mercados emergentes. Diferente de seus concorrentes, ele foi elaborado para funcionar apenas em ligações one-to-one. Sendo assim, ele não conta com recurso de chamadas em grupo.

Durante o Google I/O, o Duo teve a companhia de outro aplicativo, o Allo. Trata-se de um app de mensagens instantânea com inteligência artificial, mas cuja data de lançamento ainda não foi anunciada. Os interessados já podem baixar o Duo através da App Store, para aparelhos iOS, e pela Google Play, para Android.

Via The Verge, Google

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.